Considerando os crimes contra a pessoa, previstos no Código...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2723892 Direito Penal
Considerando os crimes contra a pessoa, previstos no Código Penal Brasileiro, marque a opção verdadeira.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Ou por outro meio insidioso ou cruel" Ou seja, o emprego de veneno, por si só, já configura um meio insidioso ou cruel! Comentário de algum professor?

O **emprego de veneno** não será considerado uma qualificadora do crime de homicídio quando ele **não for utilizado de forma insidiosa ou cruel**. Isso significa que, para ser qualificadora, o veneno deve ser empregado de forma a dificultar a defesa da vítima ou causar um sofrimento adicional.

Além disso, o uso de veneno também **não qualificará** o homicídio se o agente revelar à vítima que está usando veneno ou se a vítima, de alguma forma, souber que o veneno está sendo utilizado e puder reagir adequadamente, o que descaracterizaria o elemento de **traição ou surpresa**. 

Assim, o veneno só é considerado uma qualificadora se for empregado de maneira que aumente a gravidade do crime, principalmente ao impossibilitar a defesa da vítima ou causar sofrimento desnecessário.

Fonte: Gptéco nosso de todo dia.

 § 2° Se o homicídio é cometido:

       I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;

       II - por motivo futil;

       III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;

       IV - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossivel a defesa do ofendido;

       V - para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime

tendi nada

Alternativa ponderada é alternativa correta

Abraços

Para incidir tal qualificadora, prevista no inciso III, do §2º, do art. 121, do CP, é necessário que consista em meio insidioso ou cruel. A ideia do legislador foi punir com maior rigor aquele que se vale de meio perverso e desnecessário para matar alguém. O agente, na busca do intento criminoso, utiliza substância capaz de perturbar ou destruir as funções vitais do organismo humano. Obs1: qualquer substância poderá configurar veneno, a depender do caso concreto, ao exemplo do açúcar ministrado a um diabético (o agente deve ter ciência da condição de diabético da vítima); Obs2: só incidirá a qualificadora se a vítima não perceber que está ingerindo veneno, pois, caso seja forçada à ingerir veneno, estaremos diante de outro meio cruel, alcançado pela expressão genérica trazida pelo inciso em comento.

(Fonte: Estratégia)

Único exemplo que me vem a mente: A vítima está sofrendo muito e deseja a eutanásia. No Brasil a eutanásia não é permitida, porém, a irmã da vítima vendo o seu sofrimento, e atendendo o seu último desejo, com a aquiescência da vítima, ministra-lhe veneno X na veia da vítima, que vem a óbito consciente de tudo o que se passou.

Neste caso, não há como incidir a qualificadora em tela, pois para tanto, é exigido que meio insidioso e/ou cruel. O que não está presente no exemplo acima.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo