Leia o relato a seguir: Pedro, com oito anos de idade, no 3...
Pedro, com oito anos de idade, no 3º ano do Ensino Fundamental I, apresentava-se como uma criança que tentava resolver a maioria das situações conflituosas vividas com seus colegas na escola por meio da agressão física. Por esse motivo, foi encaminhado algumas vezes para a coordenação junto aos colegas envolvidos. Nesses momentos, a coordenadora conversava sobre o ocorrido, tentando encontrar os culpados pela briga, enfatizando quais seriam as ações de um bom comportamento. Porém, tais conversas pareciam não contribuir para que seu comportamento mudasse.
A professora, por não notar avanços no comportamento de Pedro, decidiu conversar com o garoto, perguntando-lhe por que batia em seus colegas. O aluno respondeu-lhe que era porque seu pai o mandava agir assim; afirmou, ainda, que ele lhe dizia que nunca poderia aceitar ser o “bobão” da turma e que, para evitar ser tratado dessa maneira, deveria agredir quando se sentisse agredido.
A coordenadora, então, convidou os pais do aluno para uma conversa. Mesmo após ouvir o relato de todos os fatos que envolviam seu filho, ao final do encontro o pai não alterou seu ponto de vista: reforçou seu posicionamento quanto à educação de Pedro, demonstrando acreditar que agredindo fisicamente os colegas, que o garoto conseguiria ser respeitado, e que o conteúdo das orientações dirigidas ao filho não seria modificado.
Adaptado de VIDIGAL., S., M., P., OLIVEIRA, A., T. Resolução de Conflitos na Escola: Um desafio para o educador. In: Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 24, n. 3, p. 227-228, set./dez. 2013.
Levando em conta as fases do desenvolvimento moral propostas por Jean Piaget no processo de mediação de conflitos no espaço escolar, assinale a afirmativa correta em relação a esse relato.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A questão explora as fases do desenvolvimento moral segundo Jean Piaget, e como isso pode ser aplicado na mediação de conflitos em ambiente escolar. Piaget descreve o desenvolvimento moral como um processo que evolui em etapas ao longo da infância até a adolescência. Uma das primeiras etapas é a moral de coação, também chamada de heteronomia, que ocorre geralmente entre os 5 e 10 anos de idade. Nesta fase, a criança acredita que as regras são imutáveis e que foram estabelecidas por autoridades inquestionáveis, como pais ou professores.
Portanto, Pedro, com 8 anos de idade, está nessa etapa do desenvolvimento moral. Ele tende a seguir as regras ou diretrizes dadas pelas figuras de autoridade em sua vida, neste caso, as orientações do pai, que são vistas como corretas e inquestionáveis. A alternativa B está correta, pois Pedro obedece às instruções do pai, uma autoridade para ele, e age conforme as expectativas paternas, mesmo quando essas orientações envolvem comportamento agressivo.
É importante notar que a autonomia, que seria a próxima fase do desenvolvimento moral, ainda não está presente em Pedro. Na autonomia, a criança começa a compreender e aceitar as regras como necessárias para o bem comum e é capaz de agir moralmente mesmo sem supervisão direta de uma autoridade.
As outras alternativas não se alinham com os conceitos descritos por Piaget. A escola tentar resolver a situação envolve mais do que apenas minimizar ou eliminar consequências, e a escola tentar envolver a família não se concentra necessariamente na promoção da heteronomia, mas sim na compreensão e possíveis ajustes nos valores e estratégias educacionais. A mudança de postura é algo construído ao longo do tempo, sim, mas neste contexto, a questão foca no estágio atual de desenvolvimento moral de Pedro, que é a heteronomia, e não na eficácia a longo prazo das intervenções da coordenadora.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B, Pedro tem oito anos de idade, logo, vive o momento em que predomina a moral de coação e, portanto, obedece às regras ou aos adultos que as impõem, submetendo-se àquelas pessoas que detêm o poder, ou seja, o certo é cumprir as ordens das pessoas que são autoridades.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo