Entre as várias hipóteses de manifestação do réu, no proced...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 341 CPC Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas.
ALTERNATIVA CORRETA É A C, VEJAMOS:
O princípio da impugnação específica dos fatos está previsto no art. 341, do CPC, segundo o qual todos os fatos alegados pelo autor devem ser atacados pelo réu na contestação, sob pena de serem presumidos como verdadeiro.
Sobre o erro da alternativa B:
Acho que a prescrição e decadência não se trata de preliminar de mérito, cabe ressaltar que o réu pode alegar os referidos institutos a qualquer momento.
Lembrando a presunção de veracidade sobre o que o autor diz, quando o réu não responde, não é absoluta. Ou seja.. Mesmo que o réu deixe de contestar algum ponto, o juiz ainda pode analisar as provas apresentadas e não é obrigado a aceitar como verdade o que o autor alegou.
Entao, a falta de resposta específica do réu gera uma presunção de veracidade, mas o juiz pode decidir de outra forma com base nas provas e circunstâncias em cada caso.
D) "Assim, não tem-se mais uma peça apartada e autônoma para a reconvenção, outra para impugnar a gratuidade de justiça ou mesmo valor da causa. Tem-se, todavia, a desburocratização do feito, aglutinando alegações processuais numa única peça defensiva"
Fonte: jus.com.br/artigos/60647/replica-ou-resposta-a-reconvencao-qual-o-melhor-formato-diante-o-ncpc
Prescrição e Decadência são prejudiciais de mérito e não preliminares.
Art. 341. Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas, salvo se:
I - não for admissível, a seu respeito, a confissão;
II - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considerar da substância do ato;
III - estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo