Tomando como premissa que em uma situação de ensino-aprendiz...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Essa questão aborda uma abordagem pedagógica para o ensino de música que enfatiza a experiência prática antes da representação teórica, isto é, propõe que os estudantes vivenciem o fenômeno musical antes de trabalhar com suas representações simbólicas, como as partituras. Esse método está alinhado com teorias de aprendizagem que defendem o conhecimento construído a partir de experiências concretas como base para a compreensão de conceitos abstratos.
Para responder corretamente a essa questão, é necessário compreender que a melhor alternativa deve englobar uma experiência musical direta, na qual os alunos estão ativamente envolvidos e engajados em fazer música antes de qualquer tentativa de notação ou análise teórica. Ao analisar as opções, deve-se buscar aquela que mais claramente proporciona essa experiência prática.
A alternativa D é correta porque enfatiza a participação dos alunos em um ensaio de percussão na comunidade, o que constitui uma vivência direta com o fenômeno musical. A imitação dos ritmistas de congo permite que os estudantes sintam o ritmo e desenvolvam suas habilidades auditivas e motoras de forma integrada. Após essa experiência prática, a segunda parte da alternativa sugere que, em sala de aula, os alunos estimulem as relações de notação, o que implica em transpor a experiência concreta para a representação abstrata da música, por meio de partituras e outras formas de notação.
Esta abordagem respeita a premissa de que o envolvimento ativo com a música deve preceder a sua representação teórica, permitindo que os alunos desenvolvam um entendimento mais profundo e significativo dos conceitos musicais. As outras opções falham em representar uma progressão natural do concreto para o abstrato, ou focam mais na observação do que na participação ativa, que é essencial para a vivência musical.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo