Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência ...
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.
No modelo de excelência em gestão pública
(GesPública), a dimensão de estratégias e planos
refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao
relacionamento do órgão ou da entidade com a
sociedade e abrange a imagem institucional, o
conhecimento que a sociedade tem do órgão ou da
entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade
e induz sua participação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Refere-se ao
Critério 3 – Cidadão-usuário (Público-alvo): Este critério aborda o relacionamento do órgão/entidade pública com os Cidadãos-usuários, abrangendo a imagem da organização, o conhecimento que os Cidadãos-usuários tem da organização, a maneira como essa se relaciona com estes. O cidadão, as empresas, organizações da sociedade civil e organizações do setor público são exemplos de Cidadãos-usuários.
E não ao
Critério 2 – Estratégia e Planos: Este item aborda a implementação de processos que contribuem diretamente para a formulação de uma estratégia consistente, coerente e alinhada aos objetivos de governo.
Fonte: Aula 22 - Stefan Fantini - Administração p/ MP-CE (Técnico Ministerial)
Gabarito E
No modelo de excelência em gestão pública (GesPública), a dimensão de estratégias e planos (erro) O CORRETO É Cidadão-usuário (Público-alvo) refere-se ao relacionamento do órgão ou da entidade com a sociedade e abrange a imagem institucional, o conhecimento que a sociedade tem do órgão ou da entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade e induz sua participação.
A título de curiosidade:
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), embora criado em 2005, foi resultado de um processo de acúmulo de conhecimento administrativo que remonta o Império, passa por Getúlio Vargas e o DASP, pela Comissão de Simplificação Burocrática de Juscelino Kubitschek de 1956, pela Comissão Amaral Peixoto de João Goulart em 1963, pela Ditadura Militar e seu Decreto 200/67, chega à redemocratização resultando em pelo menos 5 programas e tentativas de simplificação administrativa a partir de 1979.Portanto, são décadas de debates, tentativas, mudanças, esforços, avanços e retrocessos em relação à desburocratização do Estado brasileiro. Mas o Michel Temer (MDB) resolveu tudo com o Decreto 9.094/2017, extinguindo o Gespública, do qual participavam nada menos que 1263 órgãos públicos.
As dimensões do MEGP eram assim compreendidas:
a) governança: é o modo como o governo exerce seu poder de autoridade, controle e gerenciamento, para o alcance de seus objetivos;
b) estratégia e planos: são formulados sobre a prospecção dos resultados almejados pela organização, sendo que a estratégia deve atender aos objetivos e dispor metas e planos para isso;
c) cidadão-usuário: refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao relacionamento órgão/entidade com a sociedade, contemplando também a imagem institucional;
d) interesse público e cidadania: diz respeito à observância do interesse público, ao regime administrativo, a participação e ao controle social;
e) pessoas: são os recursos humanos com suas competências, requisitos técnicos, tecnológicos e logísticos necessários para atingir o objetivo da organização, por isso é pertinente investir em capacitação; em adequação do ambiente de trabalho, estruturação de cargos/funções e padrões remuneratórios;
f) processos: devem ser estruturados sob a égide da estratégia institucional, com base nos recursos disponíveis e focados no público-alvo;
g) resultados: são os frutos decorrentes do investimento das sete primeiras dimensões, para gerar proveito entre as partes relacionadas à organização, como cidadão-usuário, sociedade, pessoas da força de trabalho e fornecedores;
h) informação e conhecimento: representa a competência em selecionar, coletar, armazenar, utilizar, atualizar e disponibilizar informações e conhecimentos em dados que contribuem para o planejamento e tomadas de decisões, enfim, essa dimensão dar a base para agir, corrigir, ou melhor, as práticas da gestão
GABARITO: ERRADO
No modelo de excelência em gestão pública (GesPública), a dimensão de estratégias e planos Público Alvo refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao relacionamento do órgão ou da entidade com a sociedade e abrange a imagem institucional, o conhecimento que a sociedade tem do órgão ou da entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade e induz sua participação.
Segundo Brasil (2014), a visão sistêmica do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) possui oito dimensões, integradas e interativas:
BLOCO I – PLANEJAMENTO (Governança, Estratégia e Planos, Sociedade e Interesse Público e Cidadania): movem a organização e lhe dão direcionalidade.
- Dimensão Público Alvo: esta dimensão refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao relacionamento do órgão/entidade com a sociedade e abrange a imagem institucional, o conhecimento que a sociedade tem do órgão ou entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade e induz sua participação.
- Dimensão Estratégia e Planos: uma gestão pública de excelência deve contemplar processos formais de formulação e implementação da estratégia, fundamentados no exercício de pensar o futuro e integrados ao processo decisório.
BLOCO II – EXECUÇÃO (Pessoas e Processos): representam o centro prático da ação organizacional e transformam finalidade e objetivos em resultados.
BLOCO III – RESULTADOS: representa o controle, pois apenas pelos resultados produzidos pela organização é possível analisar a qualidade do sistema de gestão e o nível de desempenho institucional.
BLOCO IV – INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO: representa a inteligência da organização. Este bloco dá ao órgão/entidade capacidade de corrigir, melhorar ou inovar suas práticas de gestão e, consequentemente, seu desempenho.
FONTE: Prof. Marcos André - Tec Concursos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo