De acordo com a Lei nº 6.938/1981, que dispõe sobre a Polít...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
A questão central trata da execução da Política Nacional do Meio Ambiente, conforme definida pela Lei nº 6.938/1981. Para resolver essa questão, é essencial compreender quais órgãos são especificamente responsáveis pela execução das políticas e diretrizes ambientais no Brasil.
A Lei nº 6.938/1981 institui o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que reúne órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa D é a correta porque inclui o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O IBAMA, criado pela Lei nº 7.735/1989, é o órgão executor da Política Nacional do Meio Ambiente e tem a função de licenciar, fiscalizar e monitorar atividades que possam impactar o meio ambiente. O ICMBio, criado pela Lei nº 11.516/2007, é responsável pela gestão das unidades de conservação federais e tem um papel fundamental na conservação da biodiversidade.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério do Meio Ambiente: Esses ministérios possuem papéis importantes na formulação de políticas e estratégias, mas não são os principais executores das políticas ambientais. O Ministério do Meio Ambiente coordena a PNMA, mas a execução prática é feita por órgãos como o IBAMA e ICMBio.
B - Agência Nacional de Águas e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: Embora o ICMBio esteja corretamente incluído, a Agência Nacional de Águas (ANA) tem um foco específico na gestão de recursos hídricos e não é um executor geral da política ambiental.
C - Conselho Nacional de Meio Ambiente e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) tem um papel mais consultivo e normativo na elaboração de políticas ambientais, enquanto o Ministério da Agricultura se concentra em questões agropecuárias, não sendo um executor primário das políticas de meio ambiente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LEI Nº 6.938/1981
Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado:
IV - órgãos executores: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, com a finalidade de executar e fazer executar a política e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente, de acordo com as respectivas competências;
Resposta: alternativa d
O SISNAMA é estruturado:
Órgão superior: Conselho de Governo
Órgão consultivo e deliberativo: CONAMA
Órgão central: MMA
Órgãos executores: IBAMA e ICMBio
Órgãos seccionais: estaduais
Órgão locais: municipais
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo