A respeito dos aspectos pertinentes a licitações e contratos...
Em se tratando de contratação de obras, serviços ou fornecimentos, deverá ser prevista em edital a prestação de garantia, cuja modalidade deverá ser selecionada pelo contratado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB E
A previsão legal diz que "poderá" ser exigida a prestação de garantia, e não "deverá" como afirma a alternativa.
Edit. Art. 96. A critério da autoridade competente, em cada caso, PODERÁ ser exigida, mediante previsão no edital, prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e fornecimentos.
§ 1º Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:
- I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil, e avaliados por seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Economia;
- II - seguro-garantia;
- III - fiança bancária emitida por banco ou instituição financeira devidamente autorizada a operar no País pelo Banco Central do Brasil.
- IV - título de capitalização custeado por pagamento único, com resgate pelo valor total.
LEI Nº 14.133/21
PODERÁ E NÃO DEVERÁ!
Art 96 da lei 14.133:
A critério da autoridade competente, em cada caso, poderá ser exigida, mediante previsão no edital, PRESTAÇÃO DE GARANTIA nas contratações de obras, serviços e fornecimentos.
§ 1º. Caberá ao contratado optar por uma das seguintes MODALIDADES DE GARANTIA:
I. caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública emitidos sob a forma escritural,
mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil, e avaliados por seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Economia;
II. seguro-garantia;
III. fiança bancária emitida por banco ou instituição financeira devidamente autorizada
a operar no País pelo Banco Central do Brasil.
IV. título de capitalização custeado por pagamento único, com resgate pelo valor
total.
Errado.
A critério da autoridade competente: Art.96
- Em cada caso, poderá ser exigida, mediante Previsão no Edital Prestação de Garantia nas Contratações de Obras, Serviços e Fornecimentos
A Administração Pública tem a discricionariedade (não é obrigatório) de exigir a prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e fornecimentos.
A lei estabelece as modalidades de garantia que podem ser exigidas: Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública; Seguro-garantia; Fiança bancária. A escolha de qual dessas modalidades será usada, é uma escolha do contratado, conforme lei.
A decisão de exigir ou não a garantia, bem como o valor e as condições da garantia, é da Administração Pública, e não do contratado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo