A respeito da obrigação tributária, levando em conta o Códig...
A respeito da obrigação tributária, levando em conta o Código Tributário Nacional (CTN), a Constituição Federal de 1988 (CF) e a jurisprudência dos tribunais superiores, julgue o próximo item.
A capacidade tributária do sujeito passivo não é afetada pelo
implemento de medidas que importem limitação do exercício
de suas atividades comerciais ou profissionais.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
Art. 126. A capacidade tributária passiva independe:
I - da capacidade civil das pessoas naturais;
II - de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens ou negócios;
III - de estar a pessoa jurídica regularmente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional.
Gabarito: correto.
A capacidade tributária do sujeito passivo não é afetada pelo implemento de medidas que importem limitação do exercício de suas atividades comerciais ou profissionais. Isso significa que, mesmo que sejam impostas restrições que dificultem ou limitem a atividade econômica do sujeito passivo, sua obrigação tributária permanece inalterada.
A capacidade tributária ativa ou passiva refere-se à aptidão de um sujeito para ser titular de direitos e deveres tributários. No caso do sujeito passivo, isso implica na sua obrigação de pagar tributos devidos. O entendimento é que as limitações de ordem administrativa, regulamentar ou de qualquer outra natureza que possam restringir o exercício da atividade econômica não têm o condão de modificar a obrigação tributária. Em outras palavras, as restrições não alteram a sujeição passiva tributária, ou seja, a obrigação de pagar tributos permanece válida e exigível.
Essa interpretação está fundamentada na premissa de que a obrigação tributária decorre de lei e de fatos geradores previstos em lei, independentemente de eventual limitação superveniente à atividade econômica do contribuinte. Assim, o dever de pagar tributos subsiste mesmo em face de restrições impostas ao exercício das suas atividades comerciais ou profissionais.
Portanto, a capacidade tributária do sujeito passivo é uma condição que persiste apesar de eventuais dificuldades ou limitações impostas ao seu exercício profissional ou comercial, assegurando que as obrigações tributárias não sejam alteradas por essas circunstâncias.
REDAÇÃO SOFRÍVEL!
Leia. Leia de novo. Pense! Faça o sinal da cruz e, pronto, dê o clique! Acertou? Não se anime muito, vc vai errar questões do CESPE!
Capacidade tributária (CTN) é diferente de capacidade contributiva (princípio constitucional).
A segunda pode ser impactada, mas a primeira jamais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo