Após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n....
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - "concebem o conhecimento como resultado da ação que se passa entre o sujeito e um objeto".
A teoria interacionista é um marco importante na compreensão do processo de aprendizagem, pois enfatiza a interação entre o indivíduo e o meio em que vive como fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois dos principais teóricos associados a essa perspectiva, que influenciou significativamente as práticas educacionais após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n.° 9.394/1996.
Piaget propôs que as crianças passam por estágios de desenvolvimento cognitivo, desde o nascimento até a adolescência, e que o conhecimento é construído por meio da interação do sujeito com o ambiente. Segundo sua teoria, o processo de equilibração, que inclui assimilação e acomodação, é crucial para a construção do saber.
Por outro lado, Vygotsky destacou a importância das interações sociais e culturais na aprendizagem, argumentando que o desenvolvimento cognitivo é profundamente enraizado no contexto social e mediado pela linguagem. Ele introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que se refere à distância entre o que uma criança pode realizar sozinha e o que pode realizar com a ajuda de alguém mais experiente.
A alternativa correta reflete essas ideias ao salientar que ambos os teóricos veem o conhecimento como o resultado da interação ativa entre o sujeito (aluno) e o objeto (conhecimento ou atividade a ser aprendida). Desta forma, o aprendizado é um processo dinâmico de construção que ocorre enquanto o aluno ativamente se envolve e interage com seu ambiente.
As outras alternativas são incorretas porque não representam com precisão a visão interacionista de Piaget e Vygotsky:
- A alternativa A está incorreta porque descreve uma abordagem centrada no texto que é mais característica do empirismo e não reconhece a interação ativa entre leitor e texto.
- A alternativa B está incorreta porque não aborda a natureza interacionista da teoria de aprendizagem e parece desconectar os teóricos de qualquer compromisso social.
- A alternativa C está incorreta porque mistura teorias da linguagem, como a Linguística Textual e a Análise do Discurso, que não são diretamente relevantes para discutir os princípios interacionistas em questão.
- A alternativa D está incorreta porque sugere uma abordagem inatista, focada nas predisposições internas e não na interação entre sujeito e ambiente.
Entender esses conceitos é crucial para resolver questões sobre teorias de aprendizagem em concursos públicos, pois muitas vezes os princípios são aplicados em diferentes contextos educacionais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra E
A teoria interacionista foi desenvolvida por Jean Vygotsky. Em sua abordagem, o conhecimento é, antes de tudo, impulsionado pelo desenvolvimento da linguagem no ser humano. Sua teoria também considera que a interação entre o indivíduo e o meio em que ele está inserido são essenciais ao processo de aprendizagem e, inclusive, entra em acordo com as etapas do desenvolvimento propostas por Jean Piaget na teoria construtivista.
Fonte: resumoescolar/teoriasdeaprendizagem
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo