A avaliação escolar tradicional ajuda a formar um autoconce...
A avaliação escolar tradicional ajuda a formar um autoconceito negativo (incapaz, problemático, ignorante, etc.) em milhões de crianças, jovens e adultos. O problema central é o seu uso como instrumento de discriminação e seleção social, na medida em que assume, no âmbito da escola, a tarefa de separar os ‘aptos’ dos ‘inaptos’, os ‘capazes’ dos ‘incapazes’.
É fundamental o entendimento de que o compromisso do professor com a aprendizagem de todos os alunos e a consequente avaliação fazem parte do mesmo processo pedagógico. Qualquer proposta de mudança da realidade avaliativa, passa pela mudança da prática pedagógica.
Portanto, num processo de ensino progressista, a concepção de avaliação deve ser:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - reflexiva, emancipatória e crítica.
Para compreender a questão e chegar à alternativa correta, é importante ter em mente que a avaliação educacional é uma ferramenta que pode ser usada para promover a igualdade ou, infelizmente, acentuar desigualdades. Em um contexto progressista, onde se busca o desenvolvimento integral dos estudantes e uma sociedade mais justa, a avaliação deve transcender a mera classificação de desempenho baseada em critérios estreitos e rígidos, característicos do modelo tradicional.
A avaliação reflexiva incentiva o aluno e o professor a pensarem sobre o processo de aprendizagem, permitindo a identificação de pontos fortes e fracos, e a implementação de melhorias contínuas. Por sua vez, a avaliação emancipatória empodera os alunos, encorajando-os a se tornarem agentes ativos de sua aprendizagem e desenvolvimento, ao invés de meros receptores de informação. Finalmente, a avaliação crítica busca questionar e transformar as estruturas sociais e educacionais que perpetuam desigualdades, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais para todos.
Portanto, a resposta correta está associada a uma abordagem de ensino que não somente avalia, mas também colabora ativamente na construção do conhecimento, no desenvolvimento do pensamento crítico, e no compromisso social do educando.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D
O termo “progressista”, emprestado de Snyders, é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Evidentemente a Pedagogia progressista não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista (característica emancipatória); daí ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
Fonte: pedagogiaedidáticablogspot
É tão insano toda essa pedagogia progressista que a questão está basicamente denunciando a prova e método de avaliação do próprio concurso, que utiliza o método tradicional.
No futuro se seguir essa linha, as provas de concurso terão que ser feitas por meio de entrevista pessoal, ai eu quero ver.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo