Considerando os princípios orçamentários relativos às receit...
Considerando os princípios orçamentários relativos às receitas e despesas públicas, julgue o item a seguir.
É necessária a estimativa das despesas irrelevantes no
orçamento público.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre os princípios orçamentários, focando nas receitas e despesas públicas.
O item afirma que é necessária a estimativa das despesas irrelevantes no orçamento público. Para entender essa questão, precisamos conhecer o princípio da exatidão, que estabelece que as receitas e despesas devem ser estimadas com a maior precisão possível, evitando superavaliações ou subestimações que possam comprometer o equilíbrio fiscal.
No entanto, o termo "despesas irrelevantes" não faz parte dos componentes que precisam ser estimados. No processo orçamentário, dão-se ênfase às despesas significativas e relevantes, que impactam o planejamento e execução do orçamento.
Alternativa correta: E - Errado
A afirmativa está incorreta porque o orçamento público precisa focar em despesas que são relevantes, ou seja, aquelas que efetivamente influenciam o planejamento financeiro do governo.
Justificativa: Despesas irrelevantes não são destacadas nem exigem estimativas específicas na elaboração do orçamento, pois o foco está em despesas que têm impacto significativo nas contas públicas.
Estratégia para interpretação: Quando se deparar com questões que falam em estimativas orçamentárias, pense no impacto e importância das despesas mencionadas. As que não têm relevância não demandam atenção especial no orçamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado
LRF, art. 16: A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:
§3 Ressalva-se do disposto neste artigo a despesa considerada irrelevante, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias.
ERRADO
DA DESPESA PÚBLICA
Seção I
Da Geração da Despesa
Art. 15. Serão consideradas não autorizadas, irregulares e lesivas ao patrimônio público a geração de despesa ou assunção de obrigação que não atendam o disposto nos arts. 16 e 17.
Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:
I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;
II - declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.
[...]
§ 3 Ressalva-se do disposto neste artigo a despesa considerada irrelevante, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias.
§ 4 As normas do caput constituem condição prévia para:
I - empenho e licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras;
II - desapropriação de imóveis urbanos a que se refere o .
Pra quem não tem um controle profundo na matéria talvez esse pensamento ajude. Algo irrelevante é que não se faz necessário. Logo afirmativa errada.
O que é uma despesa irrelevante, despesa pra mim é despesa e pronto kkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo