Julgue o item seguinte, a respeito da Declaração Universal d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874388 Direitos Humanos
Julgue o item seguinte, a respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do direito internacional dos refugiados.
De acordo com a legislação brasileira, não pode ser considerado refugiado o indivíduo que, devido a fundados temores de perseguição por motivos de opiniões políticas, se encontre fora de seu país de nacionalidade e não queira acolher-se à proteção de tal país.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Apesar de o Estatuto dos Refugiados ser de 1951, em 1997 foi criada a Lei n. 9.474 que define mecanismos para a implementação do Estatuto, além de determinar outras providências. Nesta, está previsto que "será reconhecido como refugiado todo indivíduo que devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país". Ou seja, a afirmativa está errada.

Gabarito:A afirmativa está errada.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO.

Segundo o art. 1º, I, Lei nº 9.474/97, será reconhecido como refugiadotodo indivíduo que, devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país”.

Gabarito: ERRADO

 Direito dos Refugiados

Surgido após a Segunda Guerra Mundial, em 1951 a ONU promulgou a convenção que trata do Estatuto dos Refugiados. Buscou-se que os países acolhessem e protegessem pessoas que fossem perseguidas em suas terras de origem em virtude de: raça, religião, nacionalidade, filiação a certo grupo social ou em razão de suas opiniões políticas.

A Convenção determina que o refugiado deverá obedecer as leis do país que lhe oferecer refúgio e terá direito a não ser discriminado quanto à raça, religião ou país de origem, podendo continuar a residir no país asilante.



SEMPER FI.

De acordo com a legislação brasileira, não pode ser considerado refugiado o indivíduo que, devido a fundados temores de perseguição por motivos de opiniões políticas, se encontre fora de seu país de nacionalidade" e não queira acolher-se à proteção de tal país". O que me lenhou foi esse termo que está entre aspas

ERRADO

 

"De acordo com a legislação brasileira, não pode ser considerado refugiado o indivíduo que, devido a fundados temores de perseguição por motivos de opiniões políticas, se encontre fora de seu país de nacionalidade e não queira acolher-se à proteção de tal país."

 

 

Fundado temor de perseguição já é um motivo para ser considerado refugiado

não pode ser considerado refugiado que cometeu crime comum ou praticou ato contrário às disposiões da ONU

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo