Assinale a alternativa que corretamente contenha uma crime ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
CPM,
A – Incorreta – O crime de Falsidade ideológica consiste em o militar omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, desde que o fato atente contra a administração ou o serviço militar: (Art. 312).
Pena - reclusão, até cinco anos, se o documento é público; reclusão, até três anos, se o documento é particular.
B – Incorreta - Supressão de documento: Art. 316. Destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento verdadeiro, de que não podia dispor, desde que o fato atente contra a administração ou o serviço militar:
Pena - reclusão, de dois a seis anos, se o documento é público; reclusão, até cinco anos, se o documento é particular.
C – Correta – Exato! O Artigo 311 do CPM trata do crime de falsificação de documentos militares. Ele proíbe a falsificação, total ou parcial, de documentos públicos ou particulares, ou a modificação de documentos verdadeiros, desde que a conduta prejudique a administração ou o serviço militar. Nesse crime, há agravante se o agente for oficial ou exercer função em repartição militar.
Falsificação de documento
Art. 311. Falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, ou alterar documento verdadeiro, desde que o fato atente contra a administração ou o serviço militar:
Pena - sendo documento público, reclusão, de dois a seis anos; sendo documento particular, reclusão, até cinco anos.
gravação da pena
§ 1º A pena é agravada se o agente é oficial ou exerce função em repartição militar.
D – Incorreta – De acordo com o Art. 314 do CPM, o crime de certidão ou atestado ideologicamente falso compreende atestar ou certificar falsamente, em razão de função, ou profissão, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo, posto ou função, ou isenção de ônus ou de serviço, ou qualquer outra vantagem, desde que o fato atente contra a administração ou serviço militar: Pena - detenção, até dois anos.
E – Incorreta – O delito de falsa identidade está descrito no Art. 318. Atribuir-se, ou a terceiro, perante a administração militar, falsa identidade, para obter vantagem em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
Gabarito do professor: alternativa C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Falsificação de documento
Art. 311. Falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, ou alterar documento verdadeiro, desde que o fato atente contra a administração ou o serviço militar:
Pena - sendo documento público, reclusão, de dois a seis anos; sendo documento particular, reclusão, até cinco anos.
Agravação da pena
§ 1º A pena é agravada se o agente é oficial ou exerce função em repartição militar
Questão pesada
Falsificação de documento.
GAB : C
Art. 311. Falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular (...) desde que o fato atente contra a administração ou o serviço militar:
Pena - sendo documento público, reclusão, de dois A seis anos;
sendo documento particular, reclusão, ATÉ 5 anos.
Agravação da pena
- § 1º (...) Oficial ou Exerce função em repartição militar.
Documento por equiparação
§ 2º Equipara-se a documento, para os efeitos penais, o disco fonográfico ou a fita ou fio de aparelho eletromagnético a que se incorpore declaração destinada à prova de fato jurìdicamente relevante.
Falsidade ideológica
natal aqui estamos nos!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo