O Município de Manaus, desejando promover o aumento da base ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra A
Segundo o Art. 150 §1, a alteração da base de cálculo do IPTU e do IPVA não respeita a anterioridade mitigada ou noventena:
§ 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c,(noventena) não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I (IPTU)
bons estudos
é vedado:
I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça (legalidade);
III - cobrar tributos:
a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início
da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado; (irretroatividade)
b) no mesmo exercício financeiro (anualidade).
Letra a)
2. Tributos que não respeitam noventena:
- IR;- Base de Cálculo do IPTU e IPVA.
3. Tributos que não respeitam anterioridade e noventena:- IE;- II;- IOF;- Empréstimo Compulsório para Guerra e Calamidade Pública
Princípio da Anterioridade Nonagesimal [ou da Noventena]: art. 150, III, “c”, da CF, preconiza que não se pode cobrar tributo antes de ceddoridos 90 [noventa] dias da publicação da lei que o instituiu ou majorou. Vejamos a norma de regência:
“Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:[...] III - cobrar tributos:[...] c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;
Sobreleva registrar que esse princípio serve para garantir a segurança jurídica; é, pois, a previsibilidade da relação jurídica-tributária, que permite um planejamento prévio ao aumento, reforçando a anterioridade.
Exceções ao Princípio da Noventena:
a) II, IE, IOF e IR [olha a novidade na lista – saiu o IPI];
b) Imposto de Guerra;
c) Empréstimo Compulsório de Calamidade ou Guerra Externa ou sua eminência [atenção: a outra hipótese não excepciona o princípio];
d) Fixação da “BC” do IPTU/IPVA.
Obs.: IPTU/IPVA → os demais requisitos obedecem [ex.: alíquota].
Só para lembrar, pode ser atualizada a base de cálculo do IPTU por decreto, se esta não fosse superior à correção monetária anual, conforme a Súmula 160 do STJ.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo