O trecho seguinte, que parafraseia o primeiro período do seg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q59816 Português
Imagem 002.jpg

Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto apresentado,
julgue os seguintes itens.

O trecho seguinte, que parafraseia o primeiro período do segundo parágrafo (L.14-18), mantém a correção gramatical e a coerência do texto: Devíamos orientar o nosso interesse em seguir, prioritariamente, as inovações que se estão processando nos Estados Unidos da América (EUA), na Alemanha e nos países nórdicos, não obstante o rápido crescimento da economia chinesa ter atraído as atenções.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

    Desculpe-me meu caro amigo Thallys, mas creio que o caminho para a resposta não seja esse.  O que pude observar foi uma mera reescritura de frase. Quando se faz uma reescritura de uma oração coordenada adversativa, você não pode simplesmente trocar a posição da oração sindética pela assindética e manter a conjunção coordenativa adversativa. O que se deve fazer é:  Transformar a oração sindética em oração principal e a assindética em oração subordinada concessiva. Logo, a conjunção não obstante é concessiva, e não adversativa. Isso é perfeitamente aceitável.

    Aloha e bons estudos galera !!!

Não obstante
   Loc. Conj.     

Apesar de;
Loc. prep.

embora;
 - Conj. Concessiva. "O Brasil perdou a final, embora tenha vencido 5 copas.
- Advérbio. "  Vai embora"

malgrado

subst. masc. " Não podem ser feitas de malgrado"

Esses são alguns dos significados que não obstante pode tomar.

Boa Sorte!

 acredito não ser necessário analisar o valor das conjuçoes, pois a banca afirma que está sendo mantido a correção gramatical e a sua coerência. Não está afirmando que o sentido permanecerá igual.

Devíamos orientar o nosso interesse em seguir, prioritariamente, as inovações que se estão processando nos Estados Unidos da América (EUA), na Alemanha e nos países nórdicos, não obstante o rápido crescimento da economia chinesa ter atraído as atenções.


NÃO OBSTANTE pode ser uma conjunção adversativa ou concessiva, e como trecho original traz um "MAS", uma troca de conjunção possível seria por outra conjunção de valor adversativo. Para concluir que a troca da conjunção (fato que pode gerar dúvida quanto a correção gramatical) está correta basta sabermos que o NÃO OBSTANTE seguido de verbo no modo indicativo > TER é classificado como conjunção adversativa.

não seria mais fácil galera explicar o significado da palavra obstante, logo saberiamos q a a correção e coerencia estaria certa..
Obstante: Apesar do do rápido crescimento da china [...]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo