A locução verbal "estão ampliando" (L.26) é equivalente à fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q59818 Português
Imagem 002.jpg

Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto apresentado,
julgue os seguintes itens.

A locução verbal "estão ampliando" (L.26) é equivalente à forma verbal ampliam, pois ambas expressam valores temporais idênticos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

    Há de se considerar duas ideias distintas, em que a expressão "estão ampliando", dá uma ideia de que a ampliação começou em um passado e vem sendo feita no presente e provavelmente se estenderá pelo futuro. Já a forma "ampliam" dá uma ideia mais exata de presente, sem se ater ao passado e futuro.

      Aloha galera e bons estudos !!!!

E como ficaria a forma correta?

 Não é errada a substituição de um termo por outro. O sentido permanece o mesmo. A questão é o valor temporal - que não é idêntico nesses casos.

No gerúndio há idéia de continuidade da ação.

 

Na minha opinião altera o sentido também. A questão Q59768 é bem parecida e a banca confirma que o sentido é alterado nesse tipo de mudança.

A meu ver há sim uma mudança semântica, mas esse não é exatamente o mérito da questão.

O que nos é afirmado é que as duas expressões tem valor equivalente pelo fato de expressarem valores temporais idênticos. E como já foi posto pelos colegas os valores temporais não são idênticos. Na forma original "estão ampliando" a gente pode perceber que no momento da leitura os caras ainda estão ampliando os investimentos. E se lermos em um momento depois eles ainda estarão ampliando e sempre que relermos o texto eles continuarão ampliando naquele exato momento em que lemos.

Já a segunda expressão "ampliam" simplesmente nos garante que eles ampliam os investimentos, mas não nos assegura um momento certo e fechado. Não podemos saber ao certo se ampliam agora nesse exato instante em que lemos, sabemos apenas que o fato está acontecendo em momento presente. O Gerúndio é taxativo quanto ao momento, já a forma presente do indicativo apenas de denotar tempo presente não fecha taxativamente o momento em que se dá a ação. Só sabemos que ela acontece em tempo presente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo