Leia as afirmativas a seguir: I. A violência sexual contra a...
I. A violência sexual contra a mulher inclui qualquer conduta que, entre outros aspectos, a constranja a presenciar ou a manter relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça ou outros meios.
II. Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental é crime sujeito a pena de multa, não sendo passível de pena de reclusão.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Assertiva I. Correta. A afirmação coaduna com o que dispõe o art. 7º, I, da Lei nº 11.340/06: a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.
Assertiva II. Incorreta. A afirmativa infere que, a prática do crime contra a administração ambiental consistente na conduta de funcionário público que faz afirmação falsa ou enganosa, omite a verdade, sonega informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental é passível de punição por multa, apenas, afastando a punição com pena privativa de liberdade. No entanto, o que se verifica no art. 66 da Lei 9.605/98 é a previsão da pena de reclusão de um a três anos e multa para esse crime. Neste sentido, a assertiva está incorreta.
Art. 66. Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.
Portanto, estando a assertiva I correta, e a assertiva II incorreta, deve ser assinalada a alternativa B (a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa).
Gabarito do Professor: alternativa B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 11.340/06: Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;
Lei 9.605/98: Art. 66. Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.
Correta: "B"
Lei nº. 9.605/1998
Art. 8º. As penas restritivas de direito são:
I prestação de serviços à comunidade;
II interdição temporária de direitos;
III suspensão parcial ou total de atividades;
IV prestação pecuniária;
V recolhimento domiciliar.
Art. 22. As penas restritivas de direito da pessoa jurídica são:
I suspensão parcial ou total de atividades;
II interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade;
III proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.
Artigo 66 da lei 9.605==="Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científico em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental.
Pena: reclusão, de um a três anos, e multa"
Lei nº 9.605/1998
Seção V
Dos Crimes contra a Administração Ambiental
Art. 66. Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental:
Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei 11.340/06 e a Lei 9.605/98 dispõem, respectivamente, sobre formas de violência doméstica e familiar contra a mulher e crime contra a administração ambiental.
Análise das assertivas:
Assertiva I - Correta! É exatamente o que dispõe o artigo 7º, I, da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06): "a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;".
Assertiva II - Incorreta. A conduta mencionada se trata do crime previsto no artigo 66 da Lei de crimes ambientais (Lei 9.605/98) e quem o pratica está sujeito à pena de reclusão e pena de multa: "Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental: Pena - reclusão, de um a três anos, e multa".
Gabarito:
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo