Quanto ao processo das infrações penais de cunho eleitoral, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q984685 Direito Eleitoral
Quanto ao processo das infrações penais de cunho eleitoral, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Examinemos cada uma das assertivas para identificar a correta e encontrar os erros das incorretas com base em aludido ato normativo.

a) Errada. No processo e julgamento dos crimes eleitorais e dos comuns que lhes forem conexos, assim como nos recursos e na execução, que lhes digam respeito, aplicar-se-á, como lei subsidiária ou supletiva, o Código de Processo Penal por tratar-se de jurisdições distintas (Código Eleitoral, art. 364).

b) Certa. Se o órgão do Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal, representará contra ele a autoridade judiciária, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal. É a transcrição literal do art. 357, § 3.º do Código Eleitoral.

c) Errada. Verificada a infração penal, o Ministério Público oferecerá a denúncia dentro do prazo de 10 (dez) e não de 5 (cinco) dias (Código Eleitoral, art. 357, caput). 

d) Errada. Das decisões finais de condenação ou absolvição, cabe recurso para o Tribunal Regional, a ser interposto no prazo de 10 (dez) e não de 5 (cinco) dias (Código Eleitoral, art. 362).

Resposta: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Ministério Público tem o prazo de 10 dias (preso ou solto o réu, é indiferente o prazo) para denúncia; da mesma forma, o prazo para recorrer da sentença é de 10 dias. Apelação eleitorial não é 5!

Procedimento penal:(denúncia 10 dias ? não há distinção de réu preso e solto; não há número máximo de testemunhas, recorrendo-se ao código de processo penal; alegações escritas no prazo de 5 dias; recurso no prazo de 10 dias, interposição e razões conjuntamente). Não obstante, observa-se a Lei n.º 11.719/08, quer dizer, bem parecido com o rito comum ordinário. Assim sendo, a única diferença é em relação aos prazos. Com prerrogativa de foro (competência originária), segue-se a Lei 8.038/90

Abraços

Gabarito: Alternativa B

Código Eleitoral - Lei nº 4.737/65

a) Errado. Art. 364. No processo e julgamento dos crimes eleitorais e dos comuns que lhes forem conexos, assim como nos recursos e na execução, que lhes digam respeito, aplicar-se-á, como lei subsidiária ou supletiva, o Código de Processo Penal.

b) Correto. Art. 357. Verificada a infração penal, o Ministério Público oferecerá a denúncia dentro do prazo de 10 (dez) dias. (...) §3º Se o órgão do Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal representará contra ele a autoridade judiciária, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal.

c) Errado. Art. 357. Verificada a infração penal, o Ministério Público oferecerá a denúncia dentro do prazo de 10 (dez) dias.

d) Errado. Art. 362. Das decisões finais de condenação ou absolvição cabe recurso para o Tribunal Regional, a ser interposto no prazo de 10 (dez) dias.

Bons estudos!

SIm, eu tenho bola de cristal.... faltou a banca indicar "...segundo a literalidade do código eleitoral". Tal informação é vital, pois desde 88 o brasil adotada o sistema acusatório, que divide as figuras de investigar, acusar e julgar. Vale dizer, a doutrina entende inconstitucional o Art. 357, § 3o, do CE. Enfim, como saber, com base no enunciado, se se trata de letra fria da lei ou de entendimento doutrinário/jurisprudencial (???). Penso que questões de nível técnico,é implícito que se trata de letra fria da lei, mas não para questões da magistratura. ou seja, embora pela leitura das demais questões seja possível acertar a questão, não veja como adequado o enunciado .

Salem concurseiro, TE DOU UMA DICA, quando você tiver alguma dúvida sobre direito eleitoral, priorize o que tá na lei, geralmente as bancas vão mais pela letra de lei mesmo em eleitoral, algumas até cobram a literalidade de artigo do código eleitoral claramente não compatíveis com a CF

Salem concurseiro, TE DOU UMA DICA, quando você tiver alguma dúvida sobre direito eleitoral, priorize o que tá na lei, geralmente as bancas vão mais pela letra de lei mesmo em eleitoral, algumas até cobram a literalidade de artigo do código eleitoral claramente não compatíveis com a CF

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo