A insuficiência de bens não é impedimento para a constituiç...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.406/2002 (Código Civil – CC) e pede ao candidato que julgue o item que segue:
A sentença é falsa. Para criação da fundação é necessária a existência de afetação de bens livres. Nesse sentido é o art. 62, CC:
Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.
Sobre o tema, leciona Flávio Tartuce:
“Nos termos do art. 62 do CC/2002, as fundações são criadas a partir de escritura pública ou testamento. Para a sua criação, pressupõem-se a existência dos seguintes elementos:
a)afetação de bens livres;
b)especificação dos fins;
c)previsão do modo de administrá-las;
d)elaboração de estatutos com base em seus objetivos e submetidos à apreciação do Ministério Público que os fiscalizará; único dos requisitos que não é obrigatório, mas facultativo, no ato de instituição."
Portanto, item incorreto.
Gabarito: Errado.
Fonte: TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil - Volume Único. 12. Ed. rev. atual, e ampl. Rio de Janeiro, Forense; Método, 2022.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.
No ato de instituição o instituidor deve fazer constar qual o patrimônio que formará a dotação inicial (bens imóveis, móveis, créditos ou dinheiro), especificando o fim a que se destina. Os bens que forem objeto de dotação inicial para a instituição da fundação devem estar livres e desembaraçados de quaisquer ônus reais ou ações, e possíveis de serem doados. (art. 546 do CC). A lei não estabelece a espécie ou quantidade de bens que devem ser empregados na instituição de uma fundação, determinando apenas a obrigatoriedade de que estes devem ser em quantidade suficiente para atender seus objetivos fundamentais e que a dotação deverá caracterizar-se sempre como ato de liberalidade, sem qualquer encargo
Aliás, a fundação é criada por escritura pública ou por testamento, dotando-a o instituidor de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. Na instituição da fundação, seu instituidor deve designar o patrimônio que a compõe (quando, porém, insuficientes os fundos para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor, incorporados a outra fundação que se proponha a fim igual ou semelhante)
Gab.: Errado
FUNDAÇÃO = CONJUNTO DE BENS
ASSOCIAÇÃO = CONJUNTO DE PESSOAS
Art. 62, CC Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.
Art. 63. Quando insuficientes para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor, incorporados em outra fundação que se proponha a fim igual ou semelhante.
Se nao tem bens suficientes ela nao vai acontecer (constituir é criar do zero) , completamente diferente da situação de incorporar esse saldo em outra fundação, .. que viagem foi essa.....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo