Determinado professor do 5º ano do ensino fundamental perceb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369207 Pedagogia
Determinado professor do 5º ano do ensino fundamental percebe que seus alunos apresentam dificuldades na compreensão e resolução de problemas matemáticos envolvendo frações. Após uma análise mais aprofundada, ele observa que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para o ensino de matemática, seus alunos deveriam estar aptos a compreender e operar com frações nesse estágio. No entanto, muitos deles ainda têm dificuldades nesse tópico. O professor precisa desenvolver um plano de aula que siga as diretrizes dos PCNs e ajude os alunos a superarem essas dificuldades, tornando o aprendizado de frações mais acessível e significativo. Para responder ao desafio de como planejar uma aula que esteja alinhada com os PCNs, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode desenvolver uma série de aulas expositivas unidirecionais, pois os alunos estão dispersos em relação aos conceitos básicos que envolvem as operações matemáticas que subsidiam o conceito de frações. Isso ajudaria a tornar o conceito mais tangível para os alunos e permitir que eles visualizem a divisão de um todo ou em partes.

II. Pode incorporar situações do mundo real em seus problemas matemáticos que envolvam frações, como dividir uma pizza entre amigos, medir ingredientes em receitas ou compartilhar brinquedos com irmãos. Isso ajudaria a mostrar a relevância das frações em suas vidas cotidianas.

III. Deve utilizar estratégias de ensino de reforço, deixando a turma no contraturno e ministrando aulas extras a todos os alunos, pois reforço nunca é demais até mesmo para os que foram bem avaliados nos conceitos envolvendo frações. Esta ação reforça o conceito de equidade tão presente nos PCNs.

IV. Pode incentivar a colaboração entre os alunos, promovendo discussões e troca de ideias sobre problemas envolvendo frações. Isso não apenas desenvolveria suas habilidades matemáticas, mas também melhoraria suas habilidades de comunicação e resolução de problemas em grupo.

V. Deve avaliar o progresso dos alunos e ajustar seu planejamento de acordo com as necessidades individuais. Os PCNs enfatizam a importância da avaliação somativa para adaptar o ensino às necessidades de aprendizado de cada aluno.

As atividades que respondem ao desafio de planejar em acordo com os parâmetros curriculares nacionais estão descritas nas afirmativas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - II e IV, apenas.

A questão em discussão aborda a didática do ensino de matemática no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e como um professor pode planejar suas aulas para superar as dificuldades dos alunos na compreensão e operação com frações. Os PCNs são documentos que orientam a educação básica no Brasil, estabelecendo os conteúdos mínimos e as competências que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação.

Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento dos princípios pedagógicos destacados nos PCNs, como a contextualização do ensino, a valorização do conhecimento prévio dos alunos, o desenvolvimento de competências e habilidades e a necessidade de avaliação formativa, que ajusta o ensino às necessidades dos alunos.

As afirmativas II e IV estão corretas e alinhadas com os PCNs:

  • Afirmativa II: Incorporar situações do mundo real em problemas matemáticos é uma recomendação dos PCNs que visa tornar o ensino mais significativo para os alunos. Ao verem a aplicabilidade das frações em atividades cotidianas, como dividir uma pizza ou medir ingredientes, os alunos podem compreender melhor a utilidade e o conceito das frações, o que favorece a aprendizagem.
  • Afirmativa IV: Incentivar a colaboração entre os alunos promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de aprendizagem coletiva. A discussão e troca de ideias em grupo sobre problemas matemáticos também é uma estratégia pedagógica recomendada pelos PCNs, pois fomenta a construção do conhecimento de forma colaborativa e aprimora a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

As demais afirmativas não estão de acordo com os princípios dos PCNs e, portanto, são incorretas:

  • Afirmativa I: Aulas expositivas unidirecionais não favorecem a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento de forma colaborativa, algo que é valorizado pelos PCNs.
  • Afirmativa III: A utilização de estratégias de reforço, como deixar a turma no contraturno, é uma abordagem que pode ser útil, mas deve ser pensada de forma individualizada, respeitando a diversidade de ritmos de aprendizado e não apenas de forma generalizada como é sugerido na afirmativa.
  • Afirmativa V: Embora a avaliação seja fundamental, os PCNs enfatizam a importância da avaliação formativa, diferentemente da avaliação somativa mencionada, que é mais utilizada como uma ferramenta de mensuração de resultados ao final de um processo de ensino, sem necessariamente ajustar o ensino às necessidades dos alunos ao longo do processo.

Portanto, ao focar em estratégias que promovem o ensino contextualizado e colaborativo, em linha com os PCNs, como indicado nas afirmativas II e IV, o professor estará desenvolvendo um plano de aulas eficaz para auxiliar os alunos na superação de dificuldades com frações.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo