No que concerne às organizações sociais, nos termos da Lei ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2276548 Legislação Estadual
No que concerne às organizações sociais, nos termos da Lei estadual n.º 5.980/1996 e do Decreto estadual n.º 21/2019, bem como da jurisprudência consolidada pelo STF e do entendimento firmado pelos pareceres referenciais da Procuradoria-Geral do Estado do Pará, assinale a opção incorreta
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa A está correta. Conforme já decidiu o Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI 1923, Relator(a): Min. AYRES BRITTO, Tribunal Pleno, julgado em 16/04/2015, “[...] 10. A atribuição de título jurídico de legitimação da entidade através da qualificação configura hipótese de credenciamento, no qual não incide a licitação pela própria natureza jurídica do ato, que não é contrato, e pela inexistência de qualquer competição, já que todos os interessados podem alcançar o mesmo objetivo, de modo includente, e não excludente”.

A alternativa B está correta. Nos termos do artigo 10 do Decreto nº 21/2019, “A formação do vínculo de cooperação entre o Estado do Pará e as entidades qualificadas como Organizações Sociais dar-se-á através da celebração de contrato de gestão, precedido de chamamento público, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme o art. 37 da Constituição Federal”.

A alternativa C está incorreta. Conforme dispõe o artigo 6º da Lei Estadual 5.980/1996 dispõe que “A qualificação da entidade como Organização Social será feita por ato do Governador do Estado”.

A alternativa D está correta. Nos termos do artigo 8º da Lei Estadual nº 5.980/1996, “É vedado ao Poder Público qualificar como Organização Social as entidades já qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)”.

A alternativa E está correta. Conforme dispõe o artigo 6º, parágrafo único, do Decreto 1’ /2019, “No âmbito administrativo, a perda da qualificação dar-se-á por Decreto do Governador do Estado, precedido de processo administrativo instaurado na Secretaria de Estado da área de atividades correspondentes ao objeto social da entidade requerente, assegurados a ampla defesa e o contraditório”.

FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo