Acerca da teoria geral do processo, julgue os itens a seguir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2276579 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Acerca da teoria geral do processo, julgue os itens a seguir.

I A primeira fase metodológica do processo civil é conhecida também como praxismo e corresponde à época em que o processo era visto como mero procedimento, simples sucessão de atos e formas, não havendo distinção entre direito material e direito processual, pois o procedimento era visto como apêndice do direito material.

II O instrumentalismo é a fase que visa estabelecer o elo entre o direito processual e o direito material, entendendo-se que há uma sobreposição do processo sobre o direito material.

III Para a doutrina do neoprocessualismo, a técnica legislativa das cláusulas gerais deve ser evitada, para ser garantida maior segurança jurídica das relações e evitado o ativismo judicial.

IV No formalismo-valorativo, destaca-se a importância que se deve dar aos valores constitucionalmente protegidos na pauta de direitos fundamentais e no reforço dos aspectos éticos do processo, com especial destaque para a afirmação do princípio da cooperação.

Assinale a opção correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B (I e IV certos)

I - "O direito processual e a sua evolução histórica é tradicionalmente dividida nas seguintes fases metodológicas: Praxismo (ou fase sincretista); Processualismo (ou fase do autonomismo); Instrumentalismo e o Formalismo-Valorativo (ou neoprocessualismo, conhecido, igualmente, por formalismo-ético). No Praxismo, também denominado de fase sincretista, o direito processual não possuía autonomia científica, não havendo sequer distinção entre o direito material e o direito processual, razão pela qual este era estudado apenas em seus aspectos práticos, sem pretensão científica" (DIDIER JR, 2018).

II O instrumentalismo (autonomismo ou processualismo) é a fase que visa estabelecer o elo entre o direito processual e o direito material, entendendo-se que há uma sobreposição do processo sobre o direito material.

"Em meados do século XIX, a doutrina alemã se empenhou no estudo teórico acerca da natureza jurídica da ação, do processo, das condições da ação e dos pressupostos processuais, marcando o fim da fase sincretista. Iniciou-se, a partir de então, a busca pelo embasamento científico do direito processual e a demarcação das fronteiras entre este e o direito material, os quais caracterizaram a fase do Autonomismo, também denominada de Processualismo. Esta fase representou uma notória contribuição ao direito processual, tendo em vista que o afirmou cientificamente como ramo autônomo do direito, dotado de princípios próprios e uma deontologia específica na seara jurídica" (MADUREIRA; ZANETI JR., 2017).

III Para a doutrina do neoprocessualismo, a técnica legislativa das cláusulas gerais deve ser evitada, para ser garantida maior segurança jurídica das relações e evitado o ativismo judicial. Ao contrário, a técnica de cláusulas gerais deve ser ESTIMULADA para maximização dos direitos fundamentais no âmbito do processo. "Há, contudo, quem defenda a existência de uma quarta fase, denominada neoprocessualismo, que incorpora as conquistas das fases anteriores, mas acrescenta a importância de que se deve dar aos direitos fundamentais na construção e aplicação do processo. Nesse contexto, o processo recebe uma considerável carga de normas constitucionais abertas e de cláusulas gerais processuais, de baixa densidade normativa, mas que pretendem perpassar todo o sistema."

IV- "Um dos aspectos primordiais do Formalismo-Valorativo* é a percepção do processo cooperativo, buscando um justo equilíbrio entre as posições jurídicas do Autor, do Juiz e do Réu". *Sinônimo de "neoprocessualismo".

JUSBRASIL

braba

Nível altíssimo

Bem difícil a questão.

Parabéns pra quem passou nesta prova.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo