Dentre os elementos que compõem o trabalho pedagógico, temos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2732752 Pedagogia

Dentre os elementos que compõem o trabalho pedagógico, temos os conteúdos, sendo que, ao selecionar os conteúdos a serem ensinados, o educador deve basear-se nos seguintes critérios:


I. Validade: está presente quando há possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações novas.

II. Utilidade: esse critério estará sendo atendido quando houver possibilidade de fazer alterações nos conteúdos selecionados, suprimindo itens ou acrescentando novos tópicos, a fim de ajustá-los ou adaptá-los às reais condições, necessidades e interesses do grupo de alunos.

III. Significação: um conteúdo será significativo e interessante para o aluno quando estiver relacionado às experiências por ele vivenciadas.

IV. Adequação ao nível do desenvolvimento do aluno: deve respeitar o grau de maturidade intelectual do aluno e estar adequado ao nível de suas estruturas cognitivas.

V. Flexibilidade: deve haver uma relação clara e nítida entre os objetivos a serem atingidos com o ensino e os conteúdos trabalhados.


Estão CORRETAS:

Alternativas