Quanto aos princípios da Administração Pública, é correto a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
b) Errado: a rigor, conforme nossa atual doutrina, operou-se uma espécie de alargamento do conceito de legalidade. Defende-se a existência, aliás, do princípio da juridicidade, que implica a necessidade de observância não apenas das leis em sentido formal, mas também do ordenamento jurídico como um todo, no que se inclui a Constituição, as Emendas Constitucionais, as Constituições estaduais e leis orgânicas, as medidas provisórias, os tratados e convenções internacionais, os costumes, os atos administrativos normativos, os princípios gerais de direito.
c) Certo: base expressa no art. 5º, XXXIII, CF/88.
d) Errado: há expresso respaldo para a adoção de pareceres prévios como base para a fundamentação de atos administrativos (Lei 9.784/99, art. 50, §1º).
e) Errado: não basta que haja "processo seletivo público", sendo necessário, nos termos da Constituição, a prévia aprovação em concurso público (CF, art. 37, II), ressalvados os cargos em comissão, declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
Resposta: Alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b) errada.
c) correta
d) Art. 50 da lei 9784/99.
e) Todos são iguais perante a lei. É em decorrência desse princípio que se criou o concurso e a licitação. O agente público atua em nome da Administração.
ERRADO.segundo o princípio da legalidade, a AP so pode fazer aquilo que é autorizado pela lei.
b) segundo o princípio da legalidade administrativa, a Administração só pode agir com fundamento em lei formal;
ERRADO. lei em sentido formal, é aquela editada pelos órgãos com previsão expressa para isso, representa todo o ato normativo emanado de um orgão com competência legislativa.Lei em sentido material, é todo ato (de modo generico) que regula uma ação de modo abstrato e geral.
Resumindo:
Lei em sentido formal: lei que passa pelo devido processo legislativo;
Lei em sentido material: lei que possui caracteristicas de generalidade e impessoalidade.
O princípio da legalidade é visto de forma ampla, abrangendo-a em sentido formal e material.
c) segundo o princípio da publicidade, todos têm direito a obter da Administração informações de interesse coletivo, salvo aquelas que envolvam a segurança do Estado e da sociedade;
CERTO. apesar de nao falar sobre as questoes de interesse da intimidade da pessoa, ela esta certa, tendo em vista as outras que estao flagrantemente erradas.
d) segundo o princípio da motivação, as decisões administrativas devem conter fundamentação clara, explícita e congruente, não podendo adotar pareceres prévios como sua motivação;
ERRADO. O parecer é ato enunciativo em que a Administração se limita a certificar ou a atestar um fato, ou emitir uma opinião sobre determinado assunto, constantes de registros, processos e arquivos públicos, sendo sempre, por isso, vinculados quanto ao motivo e ao conteúdo
e) segundo o princípio da impessoalidade, a investidura em todo e qualquer cargo público deve ser precedida de procedimento seletivo público, objetivo e imparcial.
ERRADO.cargos comissionados denominados demissíveis "ad nutun", não precisam ser preenchidos por meio de concurso público.
Quanto à letra B:
Di Pietro explana sobre o alargamento do sentido de legalidade administrativa, explicando que a Administração deve seguir, além da LEI, o DIREITO, incluindo os princípios que o compõe.
Quanto à letra D:
A motivação é obrigatória tanto em atos discricionários quanto vinculados, podendo, inclusive, ser produizida por órgão diverso daquele que produziu o ato.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo