A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1815668 Arquivologia

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente.


A norma brasileira de descrição arquivística contempla seis níveis de descrição que devem ser implementados em quaisquer descrições: acervo da entidade custodiadora, fundo, seção, série, dossiê e item documental.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) possui 6 elementos de descrição, a saber:

acervo da entidade custodiadora (nível 0),
fundo ou coleção (nível 1),
seção (nível 2),
série (nível 3),
dossiê ou processo (nível 4) e
item documental (nível 5).
Até esse ponto a questão está correta. Entretanto, os seis níveis não necessariamente devem constar em sua toti nas descrições. Pode-se descrever até o nível de preferência. Entretanto, caso se resolva descrever até o nível dossiê ou processo (nível 4), o nível item documental (nível 5) também deve ser descrito.

Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Gabarito do Professor: errada 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Considera-se a existência de seis principais níveis de descrição, a saber: acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção14 (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5). São admitidos como níveis intermediários o acervo da subunidade custodiadora (nível 0,5), a subseção (nível 2,5) e a subsérie (nível 3,5). Graficamente, o Apêndice A mostra como se estruturam os níveis 0 a 5. 

Nem todos os níveis precisam ser implementados: o nível 0 é útil para descrições gerais da totalidade do acervo de uma entidade custodiadora; o nível 0,5 somente cabe quando a entidade custodiadora dispõe de subunidades administrativas que custodiam acervos e dão acesso a eles em diferentes endereços; os demais níveis são utilizados de acordo com a estrutura de arranjo do fundo/coleção. Cabe observar, porém, que o nível de descrição 5 tem como requisito a existência do nível 4. Em outras palavras, itens documentais só poderão ser descritos como parte integrante de dossiês/processos. Como a definição dos níveis se dá a partir de uma estrutura hierárquica, deve-se entender o item documental como um nível e não como um documento, assim como um dossiê/processo pode ser constituído de um único documento.

Nobrade.

JUSTIFICATIVA: ERRADO.

Nem todos os níveis devem ser implementados, vai depender das características dos conjuntos documentais.

os seis níveis não necessariamente devem constar em sua toti nas descrições

A resposta correta para essa questão é E) Errado.

De fato a norma brasileira de descrição arquivística (NOBRADE) menciona a existência de seis principais níveis de descrição: acervo da entidade custodiadora, fundo, seção, série, dossiê e item documental. No entanto ela explicitamente afirma que "nem todos os níveis precisam ser implementados". A implementação desses níveis depende das necessidades específicas da entidade custodiadora e da estrutura do acervo em questão.

Portanto, a afirmação de que todos os seis níveis "devem ser implementados em quaisquer descrições" está incorreta, de acordo com a própria norma NOBRADE.

A pegadinha da questão está na afirmação categórica de que todos os níveis devem ser implementados (sem levar em consideração as especificidades de cada caso e as orientações da norma).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo