Embora seja alvo de muitas críticas ao longo da evolução das...
Embora seja alvo de muitas críticas ao longo da evolução das teorias organizacionais, a departamentalização continua sendo um modelo de organização predominante em muitos setores. Há, no entanto, diferentes maneiras de definir a departamentalização e buscar adequá-la ao ambiente em que a organização atua. Considerando os tipos de departamentalização, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A departamentalização por produtos ou serviços é considerada adequada para promover a cooperação entre departamentos e, assim, facilitar a inovação em ambientes onde a tecnologia muda rapidamente.
( ) A departamentalização funcional promove a cooperação entre especialistas com competências comuns, o que por sua vez pode dificultar a cooperação interdepartamental e a flexibilidade para responder às mudanças tecnológicas quanto estas são muito frequentes.
( ) A departamentalização por processos facilita a adaptação à realidade local, incluindo delimitações geográficas, sendo recomendada para níveis estratégicos por sua flexibilidade às mudanças.
As afirmativas são, respectivamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Funcional - objetiva agrupar áreas de uma empresa de acordo com a sua função, por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas e logística. Essa departamentalização tem como vantagem facilitar a utilização da capacidade técnica das pessoas, é indicada para empresas em setores mais estáveis e para aquelas onde seus produtos e serviços não estão em constante alteração. Por outro lado, essa departamentalização pode reduzir a cooperação ou interação entre as pessoas ou áreas da empresa com outros departamentos, uma vez que este tipo de estrutura exige grande concentração de especialistas em departamentos específicos. Assim, essa dificuldade de cooperação faz com que a coordenação das atividades desempenhadas pelos diversos setores torne-se mais difícil e isso também reflete no controle do desempenho das pessoas. Ademais, essa departamentalização possui como desvantagem uma dificuldade em se adaptação às mudanças externas à organização, devido sua abordagem mais voltada para o que acontece dentro dos departamentos.
Por Produtos - as áreas da empresa são agrupadas por tipo de produto ou serviço, conforme o resultado da organização pretendido. Essa departamentalização é caracterizada pela descentralização da empresa em função desses produtos. Isso facilita o emprego e tecnologias e traz vantagens econômicas, além de permitir uma intensificação e uma concentração de esforços que aumentam a eficiência organizacional. Entre outras vantagens, a departamentalização por produto ou serviço facilita a coordenação interdepartamental, a inovação e a flexibilidade. Nessa temática, as organizações seriam divididas em: setores de alimentos, bebidas, limpeza, eletrônico etc. Esse modelo é indicado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto/serviço são bastante diferentes.
Por Processos - nessa departamentalização, as atividades e os recursos são agrupados em torno de processos-chave da empresa. É um modelo muito utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia. Esse modelo possui uma desvantagem por ter pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnologia grande ou de necessidade de mudança de processo. São exemplos: setor de pintura, setor de montagem, setor de fabricação etc. Portanto, não ocorre delimitação geográfica nesse tipo de departamentalização, essa é uma característica da departamentalização geográfica.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".
FONTE:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
( F ) A departamentalização por processos facilita a adaptação à realidade local, incluindo delimitações geográficas, sendo recomendada para níveis estratégicos por sua flexibilidade às mudanças.
A departamentalização por PROCESSOS é do TIPO RÍGIDA, ou seja, não facilita a adaptação.
Estruturas RÍGIDAS:
- Linear.
- Funcional.
- Processos.
- Linha-Staff.
Estruturas FLEXÍVEIS:
- Produtos.
- Clientes.
- Geográfica.
Fonte: baseada nas aulas a que assisti do Prof: Rafael Barbosa, Gran Cursos.
CONTINUE, PQ VALE A PENA!! ❤️✍
(F) A departamentalização por processos facilita a adaptação à realidade local, incluindo delimitações geográficas, sendo recomendada para níveis estratégicos por sua flexibilidade às mudanças.
Acredito que haja mais um problema na assertiva destacada acima, além do que a colega Doraci comentou. A afirmação não trata da departamentalização por processos, mas da geográfica, dado que é esta que leva em conta as delimitações geográficas e as diferenças das realidades locais ao estabelecer divisões por lugar, por exemplo, filiais em várias cidades ou países.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tipos-de-departamentalizacao-para-concursos/
GABARITO : D
Departamentalização Funcional
Vantagens
• Ideal para ambientes estáveis, atividades rotineiras, com poucas linhas de produtos ou serviços;
• Agrupamento de especialistas: convergem esforços na especialização (aprofundamento);
• Permite maior estabilidade e segurança na execução;
• Permite maior economia de escala;
• Concentração eficaz de competência
Desvantagens
• Foco introvertido – na organização e especialização;
• Dificuldade de adaptação às mudanças;
• Perda da visão do todo (macro);
• Existência de conflito de interesses;
• Superespecialização – restrito à visão de sua área;
• Visão generalista dos chefes;
• Dificuldade de coordenação, integração e comunicação interdepartamental.
Departamentalização por Produto/Serviço
Vantagens
• A responsabilidade da área é fixa para o produto/serviço – resultado;
• Facilita coordenação interdepartamental (da mesma divisão) ou intradepartamental (dentro do departamento focado no produto) e dos resultados esperados;
• Permite maior flexibilidade;
• Propicia a inovação e criatividade.
Desvantagens
• Aumento de custos;
• Risco de obsolescência técnica;
• Contraindicada para empresas com poucas linhas de produtos;
• Prejudica o foco na especialização;
• Pode causar insegurança e ansiedade nos profissionais (foco no produto);
• Dificuldade de estabelecer políticas gerais.
Departamentalização por Processo
Vantagens
• Integração das diversas áreas, focadas no processo;
• Maior economia de escala;
• Maiores níveis de produtividade, qualidade e melhor utilização dos recursos;
• Aumento da eficácia;
• Otimização do arranjo físico (lay-out).
Desvantagens
• Inflexibilidade do processo;
• Dependência da tecnologia fixa e permanente (produtos estáveis);
• Maior risco operacional: se uma das partes falhar, compromete o todo.
Gab D
Especialistas com competências comuns? Buguei ;/
GAB D
Na DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS as atividades e os recursos são agrupados em torno de processos chaves específicos da empresa. Em uma montadora de automóveis, por exemplo, poderíamos ter os setores de pintura e montagem. Dessa maneira, dividimos o trabalho de acordo com as atividades principais que ocorrem dentro de uma organização. Assim sendo, os profissionais encarregados de cada processo estariam localizados nos setores responsáveis por eles.
Esse tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística. Assim, a tecnologia passa a ser o foco desse modelo. O maior problema desse tipo de departamentalização é a pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnológica grande ou necessidade de mudança dos processos.
....................................................................................................................................
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo