Leia as afirmativas abaixo a respeito do princípio tributári...
Leia as afirmativas abaixo a respeito do princípio tributário da vedação ao confisco.
I. Qualquer tributação que leve à apropriação de parcela elevada do patrimônio do contribuinte ou inviabilize uma determinada atividade econômica ofende ao princípio da vedação ao confisco.
II. O tributo deve ser razoável, não podendo ser tão oneroso que chegue a representar um verdadeiro confisco.
III. Este tipo de vedação evita que o Estado utilize a tributação como mecanismo para se apropriar dos meios de produção.
IV. O tributo não pode ser oneroso a tal ponto que prejudique a realização das atividades econômicas.
Estão corretas as afirmativas:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
O Princípio do Não Confisco
é a garantia constitucional de que a carga tributária não recaia de maneira esmagadora sobre o contribuinte. Em outras palavras, trata-se da garantia de que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar os tributos para violar o direito de propriedade do contribuinte
Acertei mas não concordo com o gabarito.
I. Qualquer tributação que leve à apropriação de parcela elevada do patrimônio do contribuinte ou inviabilize uma determinada atividade econômica ofende ao princípio da vedação ao confisco.
A vedação não seria da violação ao mínimo existencial?
Um IRPF de 27,5% representa uma apropriação de parcela elevada do patrimônio, mas não necessariamente viola o mínimo existencial.
Previsão constitucional:
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
IV - Utilizar tributo com efeito de confisco;
O efeito confiscatório, em linhas gerais, traz a ideia de punição, ou seja, impregna na mente de quem está interpretando que quem não paga o tributo terá algum bem expropriado para quitar a dívida.
No ordenamento jurídico o efeito confiscatório só é possível para os sujeitos que praticam ato ilícito, e como sabemos tributo não é ilícito e sim uma obrigação legal.
O Supremo Tribunal Federal adotou posicionamento ampliativo consagrando a vedação ao efeito confiscatório também as multas tributárias. O raciocínio adotado pela corte foi bem simples: reinterpretar o sentido da palavra tributo, constante no mencionado inciso, para Crédito Tributário.
GAB: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo