A motivação costuma ser apontada como um estado autorregulad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q885987 Administração Geral
A motivação costuma ser apontada como um estado autorregulado, biológica ou cognitivamente, por vários fatores como necessidade, estado emocional, valores, expectativas e objetivos. Alguns estudos sobre a motivação diferem a motivação intrínseca da extrínseca, sustentando que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B. 

 

Apesar de ser algo relacionado ao individual de cada pessoa, a autora Cecilia Whitaker Bergamini[1] leciona que a motivação contém características intrínsecas e extrínsecas.

 

A motivação intrínseca tem origem em fatores internos ao indivíduo. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria representa um interesse para o indivíduo. Daí se afirmar que existe maior comprometimento com a organização. Está relacionada com a felicidade e com a realização pessoal.

 

A motivação extrínseca, ao contrário da intrínseca, pressupõe que o comportamento humano pode ser planejado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis no meio ambiente. Para essas características, a motivação é sinônimo de condicionamento.

 

Então, podemos chegar à seguinte conclusão: a motivação é um processo intrínseco (fatores internos), mas que pode sofrer influência do meio externo.

 

Quando para satisfazer uma necessidade, temos prazer pela própria ação, estamos diante da motivação intrínseca, ou seja, a atividade se justifica por ela mesma. Assim, quando um aluno está aprendendo algo que tem vontade (está em si mesmo a motivação para aprender), temos a motivação intrínseca. No entanto, quando sua motivação é, por exemplo, tirar boas notas porque a família o pressiona, sua motivação é extrínseca.

 

Fonte: Professor Adriel Sá

Razoes, causas e motivos são a gênese da motivação e  podem ser:

intrinsecos :
fatores psicológicos,relação com fatores internos
extrínsecos:
o meio influenciando; métodos externos de reforço e punição

"Heiz e Jutta (2008), nos estudos sobre motivação, diferem a motivação intrínseca da extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando um profissional realiza um projeto que o interessa (motivação intrínseca) e consegue, com isso, elogios do gestor (reforço: motivação extrínseca)."

Gabarito: letra B

Fonte: Gestão de Pesosas, Andréia Ribas

Qual o erro da letra D?

 

Também não verifiquei o erro da letra D. Fui nela por achar que a letra B restringiu de certa forma o processo de motivação extrínseco. 

Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

@bizuadm

Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo