Admite-se a impetração de mandado de segurança contra ato j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115591 Direito Constitucional
Considerando a Constituição Federal de 1988 e a jurisprudência pertinente, julgue o item subsequente.
Admite-se a impetração de mandado de segurança contra ato judicial na hipótese da decisão judicial ser teratológica ou manifestamente ilegal, caso em que esse instrumento processual será recebido como sucedâneo recursal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca do mandando de segurança (MS) e jurisprudência sobre o tema e pede ao candidato que julgue o item que segue:


Admite-se a impetração de mandado de segurança contra ato judicial na hipótese da decisão judicial ser teratológica ou manifestamente ilegal, caso em que esse instrumento processual será recebido como sucedâneo recursal.

Analisando a sentença, constata-se que é falsa. Explico:

Realmente, cabe a impetração de MS contra ato judicial na hipótese da decisão judicial ser teratológica ou manifestamente ilegal:

“[...] Muito embora o art. 5º, inciso II, da Lei 12.016/2009, e o enunciado n. 267 da Súmula do STF reputem incabível o manejo do mandado de segurança contra decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo, a jurisprudência desta Corte admite, excepcionalmente, que a parte prejudicada se utilize do mandamus para se defender de ato judicial eivado de ilegalidade, teratologia ou abuso de poder. Precedentes. [...]" [STJ – 5ª Turma - RMS n. 50.588 – Rel.: Min. Reynaldo Soares da Fonseca – D.J.: 17.05.2016]

 O erro, contudo, é que não cabe MS como sucedâneo recursal. Inteligência da Súmula 267, STF: Não cabe mandado de segurança contra ato judicial passível de recurso ou correição.

Portanto, item incorreto.

Gabarito: Errado. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: ERRADO.

O Mandado de Segurança - instituto que visa a proteção de direito líquido e certo contra ato abusivo ou ilegal de autoridade pública - não pode ser utilizado como sucedâneo recursal, sob pena de se desnaturar a sua essência constitucional.

O termo "teratologia" é muito usado no meio jurídico para apontar algo monstruoso, uma decisão absurda.

Fonte: JusBrasil

a primeira parte está correta, pois o STJ admite a impetração de mandado de segurança contra decisão judicial teratológia ou ato judicial manifestamente ilegal. Todavia, ele não ode ser utilizado como sucedâneo processual.

"Em outra decisão (RMS 50.588), a Quinta Turma do STJ salientou que, embora a Lei 12.016/09 e o enunciado 267 da Súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) considerem incabível mandado de segurança contra decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo, a jurisprudência admite, excepcionalmente, que a parte prejudicada se utilize desse instrumento “para se defender de ato judicial eivado de ilegalidade, teratologia ou abuso de poder”.

ERRADO

O MS  não pode ser utilizado como sucedâneo recursal, sob pena de se desnaturar a sua essência constitucional.

  • Habeas Corpus: direito de locomoção.
  • Habeas Data: direito de informação pessoal.
  • Mandado de segurança: direito líquido e certo.
  • Mandado de injunção: omissão legislativa.
  • Ação Popular: ato lesivo.

Súmula 267 do STF - A ação constitucional de mandado de segurança não pode constituir-se em sucedâneo recursal, sendo entendimento das Cortes Superiores que somente é admissível em casos excepcionalíssimos, ou seja, contra decisões teratológicas, o que não é o caso dos autos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo