Acerca do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI,...
( ) O imposto não incide sobre a transmissão de bens imóveis direitos a eles relativos quando efetuada para a sua incorporação ao patrimônio de pessoa jurídica em realização do capital, exceto quando a pessoa jurídica adquirente tenha como atividade preponderante a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil.
( ) Não está isenta do imposto, a transmissão dos bens ao cônjuge, em virtude da comunicação decorrente do regime de bens do casamento.
( ) A base de cálculo do imposto é o valor venal atribuído ao imóvel ou ao direito transmitido, periodicamente atualizado pelo Município.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Trata-se de imposto na e competência municipal, do distrito federal pu da União quando referente a imovel situado em território o qual não é subdividido em municípios.
De fato a base de cálculo do imposto em questão é o valor venal do imóvel .
Ademais a incorporação de imovel ao patrimônio sempre que não for direcionado para atividade de compra e venda, ou seja, mercado imobiliário.
Tem-se com fundamentação legal dos art. 35 ao 42 do CTN.
Ressalta-se que o imposto de transmissão com base em doação é de competência do estado. Em caso de transmissao por alienação onerosa fica a cargo dos municípios .
GABARTIO D
ITEM I (VERDADEIRO)
ART. 156 CF
§ 2º O imposto previsto no inciso II:
I - não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil;
ITEM II (FALSO)
Há isenção
ITEM III (VERDADEIRO) Valor venal do imóvel
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo