De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CRFB/88), per...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
Art. 2º 50% (cinqüenta por cento) do produto da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores licenciados no território de cada Município serão imediatamente creditados a este, através do próprio documento de arrecadação, no montante em que esta estiver sendo realizada.
IPVA - > 50%
ICMS - > 25%
Art. 158. Pertencem aos Municípios:
I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem; (LETRA A)
II - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados;(LETRA C)
II - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III; (LETRA C)
III - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios; (LETRA B)
O Art. 154, I da Constituição Federal de 1988 (CRFB/88) permite à União instituir impostos extraordinários em caso de guerra externa ou sua iminência. Esses impostos são temporários e não cumulativos e não podem ter o mesmo fato gerador ou base de cálculo de outros impostos discriminados na Constituição.
Quanto à destinação de 20% da arrecadação desses impostos, é importante esclarecer que a Constituição Federal não faz menção direta a uma destinação específica de 20% da arrecadação desses impostos extraordinários.
IPVA é imposto de competência estadual — Secretaria de Comunicação Social.
IPVA - > 50%
ICMS - > 25%
ITR - > 50%
IR NA FONTE - > 100%
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo