As teorias críticas e pós-críticas do currículo presumem que...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Na questão proposta, temos um equívoco no entendimento das teorias críticas e pós-críticas do currículo. Para compreender melhor, vamos nos aprofundar no que essas teorias realmente dizem.
As teorias críticas e pós-críticas do currículo não consideram as afirmações de conhecimento e de verdade como equivalentes, independentemente de sua origem. Elas, na verdade, colocam em questão o próprio conceito de verdade e conhecimento, entendendo que eles são construções sociais e históricas e, como tais, estão imbuídos de poder e ideologia.
Teorias críticas, originadas da Escola de Frankfurt, enfatizam como o currículo pode reproduzir desigualdades sociais e funcionar como uma ferramenta de dominação. Já as teorias pós-críticas, influenciadas pelo pós-estruturalismo e pelos estudos culturais, vão além, questionando as próprias estruturas que definem o que é conhecimento e quem tem o poder de definir essa verdade.
Assim, afirmar que essas teorias tratam conhecimento comum e investigação científica como equivalentes ignora a complexidade de suas análises críticas e reflexões sobre o currículo. Portanto, a afirmação apresentada no item é errada, pois as teorias críticas e pós-críticas veem o conhecimento e a verdade como conceitos que refletem relações de poder e são influenciados por contexto e cultura, e não como equivalentes universais.
Para resolver questões como essa, é crucial ter um entendimento teórico aprofundado sobre as teorias de currículo, em especial as críticas e pós-críticas, e saber como elas se aplicam na prática educativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo
⠀⠀
Comentário:
Essas abordagens buscam superar as hierarquias tradicionais de conhecimento e valorizar diferentes perspectivas e formas de saber, reconhecendo a importância do conhecimento produzido a partir da experiência cotidiana dos sujeitos, assim como o conhecimento acadêmico e científico. A ênfase está na promoção da diversidade de saberes e na valorização de múltiplas formas de conhecimento como base para uma educação mais crítica e inclusiva.
⠀⠀
⠀⠀
SAC: dúvidas, sugestões, críticas, elogios ou retificações, por favor, mande mensagem no privado.
As teorias curriculares críticas e pós-críticas na formação inicial de professores podem ser vistas como influências significativas e que precisam ser trabalhadas de forma efetiva, pois contribuem com uma formação crítica e reflexiva, da importância de se valorizar o conhecimento prévio dos alunos, da diversidade cultural, enfim da preocupação com a transformação social e do professor como agente dessa mudança.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo