A representação mental que a criança estabelece no sentido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115668 Pedagogia
A respeito do desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, julgue o seguinte item.
A representação mental que a criança estabelece no sentido de confiar ou não confiar em relacionamentos é definida como modelo funcional interno
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão aborda um conceito importante no desenvolvimento socioemocional, conhecido como modelo funcional interno. Essa ideia foi desenvolvida dentro da teoria do apego, formulada pelo psicanalista John Bowlby. Segundo Bowlby, desde cedo as crianças desenvolvem um conjunto de percepções e expectativas sobre si mesmas e sobre os outros, influenciando assim a maneira como elas irão interagir em relacionamentos durante toda a vida.

Esses modelos funcionais internos são guias para o comportamento em relacionamentos e são responsáveis por gerar a expectativa de que o mundo é, ou não, um lugar confiável, e se as pessoas são dignas de confiança ou não. Eles começam a ser formados com base nas interações da criança, principalmente com os cuidadores primários, e continuarão a se desenvolver e a se refinar ao longo da vida da pessoa.

Portanto, a afirmação da questão está correta pois reflete com precisão a teoria psicológica sobre os modelos funcionais internos, que são, de fato, as representações mentais sobre a confiabilidade dos relacionamentos que a criança estabelece desde cedo e que influenciam seu comportamento socioemocional ao longo de toda a sua vida.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo

⠀⠀

Comentário:

O modelo funcional interno é uma representação mental que a criança desenvolve sobre si mesma e sobre os outros, com base em suas experiências de interação com os cuidadores primários. Essa representação influencia a forma como a criança percebe a si mesma, aos outros e ao mundo ao seu redor, e pode afetar a maneira como ela se comporta nos relacionamentos ao longo da vida.

O modelo funcional interno inclui elementos como a confiança ou desconfiança em relação aos outros, a capacidade de se sentir seguro e protegido em um relacionamento, a capacidade de se comunicar efetivamente e resolver conflitos, e a capacidade de regular emoções e comportamentos.

⠀⠀

⠀⠀

SAC: dúvidas, sugestões, críticas, elogios ou retificações, por favor, mande mensagem no privado.

Os modelos funcionais internos são, portanto, representações ligadas ao apego (Bretherton & Munholland, 1999). Apego, diferentemente de comportamento de apego, é um tipo de vínculo afetivo (Ainsworth, 1989; Bowlby, 1979/1997). É importante a elucidação desses conceitos, para que se possa discutir sua articulação. Ainsworth (1989) define vínculo afetivo como "um laço relativamente durável em que o parceiro é importante como um indivíduo único e não pode ser trocado por nenhum outro. Num vínculo afetivo, existe o desejo de manter uma proximidade com o parceiro" (p. 711). Já o conceito de apego diz respeito a uma subvariedade do vínculo afetivo, no qual o senso de segurança de alguém está estreitamente ligado ao relacionamento. Os vínculos afetivos e os apegos são estados ou representações internas e sua existência pode ser observada através dos comportamentos de apego.

https://www.scielo.br/j/ptp/a/bJfD5DCX8sNR96BMxb7dBVJ/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo