O Estado só passa a ser responsável pelo bem-estar e pela s...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - Errado
No contexto da legislação educacional vigente no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é um dos principais instrumentos normativos que estabelece direitos e garantias para crianças e adolescentes. Uma das premissas fundamentais do ECA é a proteção integral da criança e do adolescente, o que significa que o Estado, a sociedade e a família são responsáveis por assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Contrariamente ao que sugere a assertiva, o dever do Estado com relação à proteção da criança não começa somente após o nascimento. O ECA reconhece que a proteção deve ser garantida desde a concepção. O artigo 7º do ECA declara que "a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência". Isso inclui a atenção à gestante e à mãe no período do pré-natal, parto e pós-parto.
Portanto, o item está errado porque o Estado tem responsabilidades para com a criança que começam antes mesmo do nascimento, a partir da gestação, conforme a política de atenção integral prevista no ECA. Esse entendimento é essencial para garantir a integralidade da proteção e do cuidado, que se alinha com as diretrizes de políticas públicas para a infância e adolescência no Brasil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ANTES DE SER CONCEBIDO NO VENTRE DA MÃE.
Essa eu aprendi com Suzele dos Pedagogicos parece que to ouvindo ela falando
É só raciocinar...
Se assim fosse, não seria proibido o aborto.
⭐ - Abraços!
Errado. O nascituro também é protegido.
vide artigo 2º do Código Civil
Art. 2 A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
Direito à vida - desde a concepção
- Não é absoluto - aborto sentimental , aborto necessário, feto anencéfalo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo