O presidente Michel Temer sancionou na noite desta sexta-fe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2017 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q824117 Atualidades

O presidente Michel Temer sancionou na noite desta sexta-feira o projeto de lei que regulamenta a terceirização no país.

A iniciativa foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” e inclui vetos parciais a três pontos da proposta.

                                                                   (Folha de S.Paulo, 31.03.2017)


O projeto de lei sancionado

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O texto da lei sancionada por Michel Temer permite a terceirização de funcionários para todos os setores da empresa e, entrou em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União. 
A lei estabelece um prazo dentro do qual os funcionários poderão ser terceirizados. Também permite a terceirização da atividade fim e a quarteirização ,dentre outras questões que objetivam ampliar o número de empregos e alavancar a economia. 
O presidente da República Michel Temer aprovou a lei com alguns vetos por antever situações que prejudicariam os empregados em uma relação, na qual ele é o polo inferior da relação trabalhista ou por haver artigos semelhantes na Constituição Federal não havendo a necessidade de repetição. 

O candidato precisa ter o conhecimento sobre o projeto de lei, no qual o texto se refere e as modificações causadas por ela. A página do Congresso Nacional fornece as informações necessárias.

A) CORRETA – Esta afirmativa está correta já que a terceirização foi permitida para todos os setores da empresa incluindo a atividade fim. Também foi permitida a subcontratação de uma empresa que seja responsável pela contratação, remuneração e direção do trabalho e com a qual fica a responsabilidade toda a ação trabalhista, caso ela ocorra. 

B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. A lei permite que todos os setores da empresa sejam terceirizados, algo que não era permitido antes. Caso haja algum litígio na justiça, a responsabilidade é da empresa contratante do empregador. 

C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta. A responsável pelo empregador, no âmbito da Justiça do Trabalho, é a empresa que o contratou e não empresa na qual ele estava exercendo as suas funções. A empresa que contratou os serviços de terceirização só poderá ser acionada caso a empresa terceirizada não tenha recursos para arcar os custos da indenização trabalhista ao empregador. 

D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta na medida em que o trabalho terceirizado é permitido em empresas de economia mista e administração pública. Não pode ser terceirizado na administração pública as atividades fins das empresas; nem os setores estratégicos que contenham controle de processos, de conhecimento e de tecnologias; ou que estejam relacionados ao poder de polícia ou de outorga de serviços. Também não pode ser terceirizado o trabalho em categorias funcionais que estão relacionadas a plano de cargos da instituição pública. 

E) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta. A prática denominada quarteirização foi aprovada nesta lei. Ela consiste na proposta que a empresa subcontrate outra empresa e esta segunda realizará os serviços de contratação, remuneração e será responsável pelos empregadores frente a Justiça do Trabalho. Os valores referentes ao FGTS não mudaram com a promulgação desta lei. 

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/03/1871722-para-evitar-retaliacoes-temer-sanciona-proposta-que-regulamenta-a-terceirizacao.shtml

 

 

GABARITO A

http://g1.globo.com/politica/noticia/temer-sanciona-com-3-vetos-projeto-da-camara-sobre-terceirizacao.ghtml

Resposta A

------------------------------------------------

11/06/2017 (prova)

31/03/2017 (noticia)

 

Temer sanciona com 3 vetos projeto da Câmara sobre terceirização

Informação foi divulgada pela assessoria da Presidência. Texto aprovado pelos deputados no dia 22 permite contratar serviço terceirizado em qualquer tipo de atividade da empresa.

http://g1.globo.com/politica/noticia/temer-sanciona-com-3-vetos-projeto-da-camara-sobre-terceirizacao.ghtml

Questões sobre  Michel Temer sancionar projeto de lei que regulamenta a terceirização no país:

A resposta correta será a que citar: PERMITE  A TERCEIRIZAÇÃO de todas as atividades e autoriza a empresa de terceirização a subcontratar outras empresa ...

Não vi nenhuma questão até agora com repetição de: PERMITE  A TERCEIRIZAÇÃO nas alternativas ...

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo