Valter, domiciliado em Brasília, ajuizou, perante a justiça ...
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Caso acolha a alegação de incompetência, o juízo proferirá decisão que pode ser atacada por meio de agravo de instrumento; caso rejeite a alegação, a decisão será atacável por meio de apelação.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. Ambas serão decisões interlocutórias, que resolvem questões incidentais no curso do processo, sendo o recurso cabível para ambas o agravo de instrumento.
PROCESSUAL CIVIL EXECUÇÃO FISCAL EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA COMPETÊNCIA RELATIVA - DECISÃO DE MAGISTRADO DE PRIMEIRO GRAU DECISÃO INTERLOCUTÓRIA AGRAVO DE INSTRUMENTO RECURSO CABÍVEL CPC, ARTS. 162, § 2º, E 522 SÚMULA 33 STJ. - A incompetência relativa não pode ser declarada de ofício, mas por meio de exceção. - Da decisão que julga exceção de incompetência, cabe agravo de instrumento para o Tribunal ao qual está subordinado, jurisdicionalmente, o juiz de primeiro grau. - Recurso especial conhecido e provido. (STJ - REsp: 284935 SE 2000/0110518-3, Relator: Ministro FRANCISCO PEÇANHA MARTINS, Data de Julgamento: 10/06/2003, T2 - SEGUNDA TURMA, Data de Publicação: DJ 01.09.2003 p. 246)
Luis, tanto a incompetência relativa, quanto a absoluta, serão formuladas em sede de preliminar de contestação, conforme o Novo Código de Processo Civil.
NCPC:
Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:
II - incompetência absoluta e relativa;
Lucas vocês está certo, porém a questão caiu para mim no filtro "CPC de 1973", acredito que a justificativa correta seja a da Lane - agravo de instrumento em ambos os casos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo