Leia e assinale a alternativa INCORRETA:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (10)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Central sindical é o nome que se dá a uma associação de sindicatos de trabalhadores. Possui personalidade jurídica própria e estrutura independente dos sindicatos que a formam. É uma entidade mais forte que um sindicato individual e luta por interesses de várias categorias, participando ativamente da politica do país.
bons estudos
A alternativa "a" é incorreta, visto que a central sindical é entidade representativa dos trabalhadores e NÃO DE EMPREGADORES.
=D
Segundo MARTINS (2013, pág. 766): Considera-se central sindical a entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de trabalhadores (pár. unico do art. 1 da Lei 11.648). Sua natureza é de pessoa jurídica de direito privado, associação civil. São filiados às centrais sindicais: sindicatos, federações e confederações. As centrais sindicais não se encaixam no caput do art. 8 da CF, pois não se trata de associação profissional, mas de associação civil, nem exatamente de associação sindical. Viola o pár. único do art. 1 da Lei 11.648 o principio da igualdade, pois os empregadores não poderão criar centrais sindicais de empregadores. Não há paralelismo simétrico de empregadores e empregados nas centrais sindicais.
A - Incorreta, Lei 11.648/2008, Art. 1o A central sindical, entidade de representação geral dos trabalhadores, constituída em âmbito nacional, terá as seguintes atribuições e prerrogativas: (...)Parágrafo único. Considera-se central sindical, para os efeitos do disposto nesta Lei, a entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de trabalhadores.
Art. 2o Para o exercício das atribuições e prerrogativas a que se refere o inciso II do caput do art. 1o desta Lei, a central sindical deverá cumprir os seguintes requisitos:
I - filiação de, no mínimo, 100 (cem) sindicatos distribuídos nas 5 (cinco) regiões do País;
II - filiação em pelo menos 3 (três) regiões do País de, no mínimo, 20 (vinte) sindicatos em cada uma;
III - filiação de sindicatos em, no mínimo, 5 (cinco) setores de atividade econômica; e
IV - filiação de sindicatos que representem, no mínimo, 7% (sete por cento) do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional.B - Correta, O princípio do Paralelismo Sindical exige que as categorias econômica eprofissional guardem correlação funcional específica entre si. Assim, categorias econômicas distintas devem ser representadas pelos respectivos entes sindicais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo