O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403739 Governança de TI
O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. No MR-MPS-SW,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Vamos entender melhor o tema da questão e as justificativas para cada alternativa.

O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) é um modelo brasileiro para melhoria de processos de software, desenvolvido com o objetivo de ser mais acessível para pequenas e médias empresas. Ele define níveis de maturidade que são combinações de processos e suas capacidades.

Alternativa A: "O processo de Gerência de Riscos é componente do nível de maturidade C (Definido) e tem como propósito identificar, analisar, tratar, monitorar e reduzir continuamente os riscos em nível organizacional e de projeto." Esta alternativa está correta. No MR-MPS-SW, o nível C (Definido) inclui processos como a Gerência de Riscos, cujo propósito é exatamente o descrito: identificar, analisar, tratar, monitorar e reduzir riscos.

Alternativa B: "À medida que a organização evolui nos níveis de maturidade, o nível de capacidade para desempenhar o processo deve ser mantido." Esta alternativa está incorreta. No modelo MPS-SW, à medida que a organização avança nos níveis de maturidade, espera-se que os processos sejam aprimorados e que a capacidade de desempenho dos processos também evolua.

Alternativa C: "A divisão em 5 níveis de maturidade tem o objetivo de possibilitar uma implementação e avaliação adequada às micros, pequenas e médias empresas e também permite uma visibilidade dos resultados de melhoria de processos em prazos mais curtos." Esta alternativa está incorreta. O MR-MPS-SW é, na verdade, dividido em 7 níveis de maturidade (G a A), não em 5, e isso é fundamental para uma implementação mais gradual e adequada, especialmente para pequenas e médias empresas.

Alternativa D: "Os diferentes níveis de capacidade dos processos são descritos por 12 atributos de processo (AP) cujo alcance é avaliado utilizando-se indicadores-chave de desempenho (PKI - Key Performance Indicators)." Esta alternativa está incorreta. No MR-MPS-SW, os níveis de capacidade dos processos são descritos por atributos de processo, mas não são exatamente 12, e o modelo não menciona o uso de PKIs (Key Performance Indicators) de maneira específica.

Alternativa E: "A definição dos processos segue os requisitos para um modelo de referência de processo apresentados na Norma ISO/IEC 20968, declarando o propósito e os resultados esperados de sua execução." Esta alternativa está incorreta. O modelo MPS-SW segue os requisitos da norma ISO/IEC 15504 (também conhecida como SPICE) e não a ISO/IEC 20968.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o MR-MPS-SW e as justificativas para cada alternativa. Se tiver mais dúvidas, estarei à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para decorar (não adianta ficar de mimimi, tem que decorar mesmo):

 

Nível A (Em Otimização)
- sem processos específicos

Nível B (Gerenciado Quantitativamente)
- sem processos específicos

Nível C (Definido)
- Desenvolvimento para Reutilização (DRU)
- Gerência de Decisões (GDE)
- Gerência de Riscos (GRI)

Nível D ( Largamente Definido)
- Desenvolvimento de Requisitos (DRE)
- Integração do Produto (ITP)
- Projeto e Construção do Produto (PCP)
- Validação (VAL)
- Verificação (VER)

Nível E (Parcialmente Definido)
- Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional (AMP)
- Definição do Processo Organizacional (DFP)
- Gerência de Recursos Humanos (GRH)
- Gerência de Reutilização (GRU)

Nível F (Gerenciado)
- Aquisição (AQU)
- Gerência de Configuração (GCO)
- Gerência da Qualidade (GQA)
- Gerência de Portifolio de Projetos (GPP)
- Medição (MED)

Nível G (Parcialmente Gerenciado)
- Gerência de Projetos (GPR)
- Gerência de Requisitos (GRE)

b) na passagem para um nível de maturidade superior, os processos anteriormente implementados devem passar a ser executados no nível de capacidade exigido neste nível superior. Deu a dica na mesma prova: Q403736

 

c) Conforme mostra o comentário do grande Ash ✋, são 7 níveis 

 

d) são 9 atributos de processos

 

e) MPS.BR faz referência às normas 12207. A FCC adora fazer essa bricadeira, olhe a questão Q393095 e seus comentários 

 

Gab. A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo