A Lei de Responsabilidade Fiscal NÃO se aplica
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
** Para a LRF, epresa estatal dependente é aquela controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
(fonte: orçamento e contabilidade pública, Deusvaldo Carvalho pg 66)
1. A quem se aplica a LRF?
A LRF aplica-se à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, compreendendo os Poderes Legislativo – neste incluídos os Tribunais de Contas -, Executivo e Judiciário, as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes. (art. 1º, § 2º)
Fonte: http://joaocaramez.com.br/lei-de-responsabilidade-fiscal/
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp101.htm
Neste particular aspecto é fundamental identificar a abrangência das referências aos entes públicos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em que, cada um deles, recepciona na expressão ente, a seguinte composição, como couber:
# Os Poderes Legislativo, incluído o Tribunal de Contas, Judiciário e o Ministério Público;
# As respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes, isto é, a empresa controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, com as exclusões da parte final do inciso III, do art. 2º da lei em comento.
Assim, as sociedades de economia mista não compõem a expressão ente, uma vez que está contida no conceito de empresa controlada, em sentido estrito, por ter a maioria do capital social com direito a voto, direta ou indiretamente, pertencente a ente da Federação, mas regida pelas regras do direito privado.
estatais INdependentes INdependem da LRF
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo