Durante uma investigação mais completa da paciente, conclui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1091273 Medicina
Considere as informações a seguir para responder à questão.

Mulher de 80 anos é atendida na emergência com quadro de dor abdominal em fossa ilíaca esquerda, febre e queda do estado geral há 3 dias. No momento, encontra-se em regular estado geral, descorada +/4+, anictérica, acianótica. FR 13 irm, Pulso: 102 bpm, PA: 100x60 mmHg. Abdome doloroso em fossa ilíaca esquerda, onde palpa-se “plastrão” doloroso e pouco móvel. É submetida à tomografia computadorizada de abdome que evidencia diversos divertículos em cólon sigmoide e descendente, com densificação da gordura vizinha a esse segmento do cólon e coleção de 5 cm vizinha ao mesmo.
Durante uma investigação mais completa da paciente, conclui-se que a mesma é portadora da tríade de Saint, por apresentar concomitantemente
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Tríade de Saint é uma condição rara que consiste na combinação de colelitíase (pedras na vesícula biliar), diverticulose do cólon (a formação de bolsas ou sacos no cólon) e hérnia hiatal (uma condição em que parte do estômago se projeta para o diafragma). Portanto, a resposta correta para essa pergunta é a alternativa B - "colelitíase e hérnia de hiato". Embora a paciente apresente divertículos em cólon sigmoide e descendente, o enunciado não menciona a presença de colelitíase ou hérnia hiatal. No entanto, a alternativa B é a única que se enquadra nos critérios da Tríade de Saint, de acordo com a descrição clássica dessa condição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo