Conversando com as duas filhas dessa paciente, o cirurgião e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1091275 Medicina
Considere as informações a seguir para responder à questão.

Uma mulher de 80 anos, branca, é submetida à laparotomia exploradora em caráter de urgência por obstrução intestinal. No per-operatório, é encontrada lesão estenosante localizada no cólon descendente, acarretando dilatação do cólon a montante, sem sofrimento intestinal e ausência de dilatação das alças de delgado. O cirurgião suspeita de neoplasia maligna de cólon, sendo o diagnóstico confirmado posteriormente. 
Conversando com as duas filhas dessa paciente, o cirurgião explica que, assumindo-se que esse é o primeiro familiar portador de carcinoma de cólon, ambas deveriam fazer o seguinte rastreio: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C - colonoscopia a cada dez anos, a partir dos 50 anos. O carcinoma de cólon é um tipo de câncer que pode ter uma predisposição genética, portanto, os parentes de primeiro grau de uma pessoa diagnosticada com essa doença têm um risco aumentado. A colonoscopia é o exame mais completo para avaliar o cólon e, de acordo com as diretrizes da American Cancer Society, deve ser feita a cada dez anos a partir dos 50 anos para pessoas com risco médio. As outras opções (A, B, D e E) não estão corretas porque não seguem as diretrizes padrão para o rastreio do câncer de cólon em indivíduos de risco médio, que é o caso das filhas da paciente, pois estão assumindo que essa é a primeira familiar com carcinoma de cólon.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo