Um paciente de 66 anos de idade iniciou com quadro de dor s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686798 Medicina

Um paciente de 66 anos de idade iniciou com quadro de dor súbita periumbilical de forte intensidade, irradiada para todo o abdome superior, de início há aproximadamente duas horas. Passou, então, a apresentar vômitos e febrícula. Durante exame físico, perceberam-se taquicardia sinusal (FC = 125 bpm), SatO2 = 100% em ar ambiente, PA = 130 mmHg x 90 mmHg e FR = 20 irpm. O abdome encontra-se globoso e distendido, com pouca dor à palpação difusa e sem sinais de irritação peritoneal. O paciente refere ser tabagista ativo, cerca de 100 anos-maço, e ter passado de fibrilação atrial paroxística. A angiotomografia computadorizada de abdome total confirmou isquemia mesentérica da mesentérica superior.


Considerando esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O tratamento é conservador, devendo ser iniciados antibioticoterapia de amplo espectro com brevidade, hidratação, jejum e internação em unidade de terapia intensiva.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. O tratamento da isquemia mesentérica aguda é uma emergência cirúrgica, sendo necessária a desobstrução da artéria mesentérica afetada. O tratamento conservador, com antibioticoterapia, hidratação e jejum, pode ser utilizado como coadjuvante, mas não é suficiente para resolver o problema da isquemia mesentérica. Portanto, o paciente deve ser encaminhado para a UTI e ser submetido à cirurgia o mais rápido possível. É importante destacar que a isquemia mesentérica é uma condição grave que pode levar à morte se não for tratada adequadamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo