Nos termos do Código de Processo Civil é INCORRETO afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649672 Direito Processual Civil - CPC 1973
Nos termos do Código de Processo Civil é INCORRETO afirmar:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A  -  Art. 682 do NCPC: "Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu poderá, até ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos."

Acho que a questão está desatualizada em virtude de a LETRA B falar que é obrigatória a denunciação da lide, pois está é faculdade do autor/réu.

CAPÍTULO VIII
DA OPOSIÇÃO

Art. 682.  Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu poderá, até ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos (Autor e Réu).

A alternativa "a)" trata da OPOSIÇÃO, e não da NOMEAÇÃO À AUTORIA. 

NCPC

Denunciação à lide pode ser proposta de forma autônoma!

Assim, segundo a inteligência do art 125, parágrafo primeiro: O direito regressivo será exercido por ação autônoma quando: 1. A denunciação for indeferida; 2. quando deixar de ser promovida; 3. não for permitida.

 

Um pequeno resuminho de INTERVENÇÃO DE TERCEIROS no NCPC: (lembrar que nomeação a autoria vazou!) 

1. DA ASSISTÊNCIA, saber:

a) o terceiro é JURIDICAMENTE interessado; b) é admitida em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição; c) não havendo impugnação a entrada do assistente em 15 dias, será deferido; d)  alguém acha que falta interesse jurídico ao assitente? abre um incidente, que NÃO suspende o processo e o juiz decidirá; e) assistência simples: sendo o assitido revel ou, de qualquer outro modo, omisso, o assistente simples será seu substituto processual; f) MUITO IMPORTANTE: transitada em julgado a sentença no processo que interveio o assitente, esse não poderá discutir em processo anterior - há exceção; g) assistencia litisconsorcial é a que sempre influir entre ele e o adversário do assistido.

 

2. DENUNCIAÇÃO DA LIDE, saber:

a) qualquer parte promove; b) ação regressiva; c) admite uma única denunciação sucessiva; d) poderá o denunciado acrescentar novos argumentos; e) se o denunciante for vencido, o juiz passará ao julgamento da denunciação.

 

3. CHAMAMENTO AO PROCESSO (é o famoso "vem pra cá tu também"), saber:

a) requerido pelo réu; b) a citação deve ser promovida em até 30 dias -ou 2 meses se for outra sessão jud; c) a sentença de procedência valerá como título executivo em favor do réu.

 

4. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA, saber: 

a) a PEDIDO da parte ou do MP; b) em todas as fases do processo e na execução fundada em título extrajud;  c) de regra, a instauração do incidente SUSPENDERÁ o processo.

 

5. AMICUS CURIE, saber:

a) juiz ou relator, considerando a relevância da matéria; b) DE OFÍCIO ou a requerimento; c) decisão irrecorrível; d) não altera competência; e) Amicus curie pode recorrer da decisão que julgar o IRDR; f) amicus curie é cabível em mandado de segurança; g) as partes não podem estabelecer por convenção processual a vedação de participação de amicus curie; h) é cabível amicus curie no procedimento de edição, revisão e cancelamento de enunciados de súmula pelos tribunais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo