Um atendimento de qualidade não significa apenas assistir o...
Um atendimento de qualidade não significa apenas assistir o usuário de um serviço em suas necessidades, é imprescindível estabelecer ações que possam encantá-lo. Há, nesse caso, diferenças entre o atendimento e o tratamento dispensados ao usuário. Sobre atendimento e tratamento, assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Competência e confiabilidade são algumas das qualidades do atendimento.
II. Presteza e cortesia são exemplos de qualidades de tratamento dispensados ao usuário de um serviço.
III. Credibilidade e segurança são exemplos de qualidades do atendimento.
IV. Um atendimento cortês significa, inclusive, oferecer ao usuário de um serviço aquilo que não se pode cumprir, fazendo de tudo para conseguir atendê-lo.
V. Deve-se atender com presteza ao público em
geral, prestando as informações requeridas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A resposta é a letra B. Alguém sabe explicar porque o II está certo?
II. Presteza e cortesia são exemplos de qualidades de tratamento dispensados ao usuário de um serviço.
pra mim é a I, III e V
Por que o II está correto? Será que essa questão nao foi anulada?
estranho....
é que na verdade esse "tratamento dispensado aos usuários" tem outro sentido...
em qualidade no atendimento isso quer dizer:" tratamento oferecido aos usuários" (ou algo do tipo)
Oi galera, segue abaixo um recurso enviado da questão e a explicação da banca:
RECURSO: A segunda alternativa da questão diz que presteza e cortesia são qualidades que devem ser dispensadas , na verdade não devem ser dispensadas e sim utilizadas, ou seja a alternativa esta incorreta. Segundo a Cartilha de Excelência no Atendimento e Boas Práticas na PGU: “A qualidade do tratamento, por sua vez, refere-se à atuação do atendente quando interage com o usuário. Está relacionada a: Presteza - demonstração do desejo de servir, valorizando prontamente a solicitação do usuário; Cortesia – manifestação de respeito ao usuário e de cordialidade”.
( ) DEFERIDO ( X ) INDEFERIDO
FUNDAMENTAÇÃO: Na referência bibliográfica utilizada para a elaboração da questão 23 (www.agu.gov.br/page/download/index/id/9317064), nas páginas 24 e 24, em relação à afirmativa II, observa-se que a “presteza” e a “cortesia” referem-se à qualidade do tratamento e, por sua vez, referem-se à atuação do atendente quando interage com o usuário. Além disso, em seguida, aparece o seguinte parágrafo: “Em resumo, vale lembrar que não basta oferecer atendimento de qualidade no que diz respeito a processos, estratégias, ambiente, equipamentos, entre outros. A excelência desejada pode não ser alcançada se houver falha no tratamento dispensado aos usuários (grifei). É fundamental identificar ações capazes de garantir um atendimento de qualidade, mas é imprescindível avaliar o tratamento oferecido aos usuários internos e externos de uma organização”. Desse modo, observa-se que tanto na bibliografia utilizada, quanto na questão 23, a palavra “dispensado” aparece como sinônimo de “concedido”, “conferido”, diferente da interpretação da candidata. O verbo dispensar, de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (referência bibliográfica deste concurso) pode ser considerado transitivo direto ou indireto:
Como verbo transitivo direto: Significado: “não necessitar de; prescindir (...)abrir mão de; recusar” Exemplo: Dispensou o funcionário.
Como verbo transitivo indireto: (preposição. a) Significado: “conceder, conferir, dar” Exemplo: Ao aposentado é garantido o mesmo tratamento dispensado ao servidora ativa.
Na afirmativa II, observa-se que o verbo está acompanhado da preposição “a” em “tratamento dispensado ao usuário” (ao= a + o). Portanto, o verbo é considerado sinônimo de “conceder” e, dessa forma, a afirmativa II está correta.
único erro esta no intem IV ( oferecer ao usuário de um serviço aquilo que não se pode cumprir )
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo