João subtraiu valores em dinheiro do caixa da repartição pú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q609926 Direito Penal
João subtraiu valores em dinheiro do caixa da repartição pública em que trabalhava. José, após a prática do delito, a pedido de João, escondeu o dinheiro no cofre de sua empresa, para tornar seguro o proveito do crime por este cometido. Nesse caso, José responderá pelo crime de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

 A solução da questão exige conhecimento acerca dos crimes contra a administração da justiça previstos no Código penal. O crime praticado por José é o de favorecimento real previsto no art. 349 do CP, pois prestou ao criminoso auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime. O proveito do crime é a vantagem obtida em razão de crime anterior. Distingue-se do favorecimento pessoal, vez que neste o agente ajuda na fuga do agente do crime anterior (CUNHA, 2017).

Analisemos cada uma das alternativas:


a) ERRADA. O crime de peculato culposo ocorre quando um funcionário público concorre culposamente para o crime de um terceiro, de acordo com o art. 312, §2º do CP, o qual não diz respeito ao caso narrado.


b) ERRADA. José não cometeu o crime de peculato doloso e sim de favorecimento real. O crime de peculato culposo foi cometido por João, o qual valendo-se da qualidade de funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário, de acordo com o art. 312, §1º do CP.


c) ERRADA. O favorecimento pessoal previsto no art. 348 do CP pressupõe que o agente auxilie a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão. também não se compreende o fato narrado na questão.


d) CORRETA. Como visto, o crime praticado por José é o de favorecimento real previsto no art. 349 do CP, pois prestou ao criminoso auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime. O proveito do crime é a vantagem obtida em razão de crime anterior.


e) ERRADA. O crime de fraude processual significa inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito, de acordo com o art. 347 do CP.


GABARITO DA PROFESSORA:  LETRA D


Referências bibliográficas:


CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito penal parte especial (arts. 121 ao 361). 9 ed. Salvador: Juspodvm, 2017.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D - 

Favorecimento real

  Art. 349 - Prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptação, auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime:

  Pena - detenção, de um a seis meses, e multa.

Letra D:

   
Favorecimento pessoal - Esconde-se o criminoso

        Art. 348 - Auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão


 

        Favorecimento real - Esconde-se a coisa fruto do crime.

        Art. 349 - Prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptação, auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime

GABARITO: D

 

 

Favorecimento pessoal =  Esconde  a pessoa 

 

Favorecimento real        =  Esconde um objeto; pense em algo de valor, um objeto comprado por R$.

 

 José, após a prática do delito, a pedido de João

O envolvimento de José com o Peculato praticado por João foi posterior, pra que ele responda pelo Peculato, o conluio anterior à prática do fato seria fundamental.

GAB D

Favorecimento pessoal: Se for advindo de um crime responde pelo caput, se for advindo de uma contravenção responde em sua forma privilegiada

Favorecimento real: Só responderá se for proveito de um crime, se vier através de uma contravenção será atípico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo