As armas de fogo apreendidas e periciadas e que não mais for...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q385475 Direito Penal
No que diz respeito a armamento e tiro e à legislação brasileira que trata de posse e porte de arma de fogo, julgue os itens subsequentes.

As armas de fogo apreendidas e periciadas e que não mais forem necessárias à persecução penal deverão ser remetidas pelo juiz competente à autoridade policial que as apreendeu, para fins de destruição e reciclagem.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado (E)

Vamos entender melhor o tema da questão, que aborda a destinação das armas de fogo apreendidas e periciadas, conforme a legislação brasileira, particularmente o Estatuto do Desarmamento (Lei n° 10.826 de 2003).

Segundo o artigo 25 do Estatuto do Desarmamento, as armas de fogo apreendidas, após a realização da perícia e se não mais forem necessárias à persecução penal, devem ser encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército no prazo de 48 horas.

O parágrafo único do mesmo artigo especifica que essas armas podem ser doadas a determinados órgãos, como as polícias e Forças Armadas, ou então devem ser destruídas. Vamos observar o texto legal:

Art. 25. As armas de fogo apreendidas, após a elaboração do laudo pericial e desde que não mais interessarem à persecução penal, serão encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, para destruição ou doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas.

Logo, a afirmativa contida na questão está incorreta, pois não é a autoridade policial que apreendeu a arma que deve proceder com a destruição ou reciclagem, mas sim o Comando do Exército.

Portanto, a alternativa correta é Errado (E), já que a afirmativa desconsidera a destinação correta conforme prevista na legislação vigente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 10.826/03 -  Art. 25. As armas de fogo apreendidas, após a elaboração do laudo pericial e sua juntada aos autos, quando não

mais interessarem à persecução penal serão encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, para destruição ou doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas, na forma do regulamento desta Lei.

Gab: E

Quem destrói armamento é o Exército.

GAB: E

serão encaminhadas pelo juiz competente ao COMANDO DO EXÉRCITO.

Primeiro erro da questão está em não mencionar o COMANDO DO EXÉRCITO como órgão receptor das armas liberadas pelo MAGISTRADO. Porém, há de se destacar que a questão também está errada por não citar a possibilidade de DOAÇÃO... 

REDAÇÃO ATUALIZDA DA LEI

Art. 25. As armas de fogo apreendidas, após a elaboração do laudo pericial e sua juntada aos autos, quando não mais interessarem à persecução penal serão encaminhadas pelo juiz competente ao Comando do Exército, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, para destruição ou doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas, na forma do regulamento desta Lei.               

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo