Um trecho narrativo moderno diz: “Preste atenção, meu queri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3157873 Português

Um trecho narrativo moderno diz:

“Preste atenção, meu querido leitor, a este personagem que agora apresento!”

A intervenção do narrador nessa história é do seguinte tipo:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Se o trecho “meu querido leitor” não é uma interpelação direta ao leitor, nada mais é.

A máxima se refere a um preceito amplamente aceito, o que tem a ver com o trecho? FGV é só dias de luta em português

Errei amigos. Mas que loucura, ta certo isso?

Errei... Pensei que fosse uma interpelação. segue o jogo.

Gabarito preliminar: Letra "B".

Gabarito da professora: Letra "C".

 

Os gêneros textuais são os textos concretos que encontramos em nosso dia a dia. Como cada situação comunicativa exige um gênero diferente, eles são inúmeros (carta, bilhete, e-mail, relatório, crônica, romance, propaganda, notícia, receita, cardápio de restaurante, entrevista, reportagem, manual de instruções, palestra, diário, biografia, resumo, tese, dissertação de mestrado etc.). Os tipos textuais são cinco: narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo (ou expositivo) e injuntivo (ou instrucional). O tipo textual é uma construção teórica baseada nas características linguísticas da composição do texto (aspectos lexicais, sintáticos, tempo verbais utilizados, estilo, relações lógicas etc.). Os tipos textuais são "modos", e não textos concretos.

 

Precisamos indicar o tipo de intervenção do narrador na história, com base no trecho abaixo:

 

a)  Uso do presente .

Incorreta. O presente do indicativo é mais comumente usado para expressar fato certo ou ação habitual.

Ex: Eu moro naquela casa. (fato certo, real)

Ex: Maria come maçã todos os dias. (ação habitual, cotidiana)

 

O chamado "presente genérico" é aquele que expressa uma situação permanente, que tende a durar de forma ilimitada. É o caso de afirmações científicas, por exemplo. Ex: O gato é um mamífero doméstico. Vejam que não é isso que ocorre no trecho destacado, pois o narrador afirma algo específico que ele faz enquanto enuncia o texto. É um fato presente no momento em que se fala.

b)   de uma .

Incorreta. A máxima é um preceito, um princípio geralmente aceito em qualquer arte ou ciência (definição do dicionário Houaiss). Exemplos: direito à vida, direito à dignidade, liberdade de expressão, a força da gravidade que nos puxa para baixo etc. No trecho destacado, o narrador não faz referência a um princípio universal, portanto nitidamente não há a citação de uma máxima. Exemplo: Conforme o físico Isaac Newton, um corpo em repouso tende a permanecer nesse estado, a não ser que uma força resultante não nula atue sobre ele.

Fica bem nítido que há um equívoco nesse gabarito preliminar, algo que deve ser corrigido na divulgação do gabarito definitivo.

c)  Uma interpelação direta ao leitor

Correta. O vocativo "meu querido leitor" é utilizado para que o narrador fala diretamente com o leitor, o que se confirma pela flexão do verbo no imperativo ("Preste atenção").

d)  Uso de pronomes que .

Incorreta. Para referir-se ao leitor e a si próprio ao mesmo tempo, o narrador teria que usar a primeira pessoa do plural ("nós"), o que não ocorre no trecho destacado.

e)  Comentário .

Incorreta. O narrador dirige-se ao leitor para anunciar um personagem que será apresentado. Não há um comentário sobre o narrador no trecho destacado.

fonte: TECconcursos

Uma perguntinha básica, essa banca pertence ao Alexandre de Morais?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo