Assistentes sociais trabalham com as mais diversas expressõe...
Considerada marco histórico na luta das mulheres contra a violência, a Lei Maria da Penha constitui instrumento legal que tipifica como crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO OFICIAL - CERTO
A lei realmente visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar e foi uma das primeiras normas a ensejar grande visibilidade no ordenamento jurídico brasileiro sobre a proteção à mulher.
Medida adotada quando o Estado brasileiro foi condenado por omissão e negligência pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, Entretanto sendo bem crítico a lei não foi feita para criar novos crimes. Na realidade ela tratava de procedimentos, medidas protetivas e outros aspectos aplicáveis a crimes que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher, a exemplo da lesão corporal e do estupro. Até antes da Lei n. 13.641, de 3/4/2018 não havia conduta criminal prevista!
Somente após a Lei n. 13.641, de 3/4/2018 tivemos a previsão do crime de Descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência. ( Art. 24- A )
Fontes: Legislação especial comentada, R. Sanches.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/novo-crime-da-lei-maria-da-penha/#:~:text=2%20coment%C3%A1rios-,Voc%C3%AA%20j%C3%A1%20conhece
%20o%20novo%20crime%20da%20Lei%20Maria%20da,Oi%20pessoal!&text=11.340%2F2006)
%20n%C3%A3o%20foi%20feita,les%C3%A3o%20corporal%20e%20do%20estupro.
Bons estudos!
Questão errada. A introdução da lei 11340/06 ( lei maria da penha ) não teve o propósito de criminalizar condutas contra as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A referida lei serve ao ordenamento jurídico como mecanismos de proteção às mulheres, como forma de reduzir os anos de desigualdade e sofrimento em que tais mulheres eram submetidas na sociedade. Dessa forma, o Brasil deu um grande passo para reduzir esse quadro, conforme diversos tratados internacionais de proteção. Com efeito, o legislador não definiu crimes na lei, apenas, como forma da dar efetividade as decisões judiciais, comumente desrespeitadas, criminalizou tais condutas. Porém, isso não torna a lei criadora de crimes apenas precisou de uma forma mais efetiva para proteger as mulheres.
GABARITO Correto.
Realmente, a lei 11.340/2006 no Título VII, Disposições Finais, Artigo 44, Prevê uma nova relação ao Art. 129,§ 9° do Código Penal, qualificando as lesões Corporais no âmbito doméstico.
CERTO
Considerada marco histórico na luta das mulheres contra a violência, a Lei Maria da Penha constitui instrumento legal que tipifica como crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) representa o principal avanço na tipificação das diversas formas de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), tendo se tornado uma das referências internacionais no combate à violência contra a mulher.
PRINCIPAIS AVANÇOS INTRODUZIDOS PELA LEI MARIA DA PENHA:
- Tipificação das diversas formas de violência.
- Atendimento multidisciplinar da mulher que sofreu violência.
- Procedimentos judiciais (como medidas protetivas de urgência e assistência judiciária).
- Rigor na punição dos agressores (vedação expressa de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo