Com base no processo tributário, assinale a afirmativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quanto ao processo de consulta, nos termos do novo Dec. 7574/11:
Art. 88. O sujeito passivo poderá formular consulta sobre a aplicação da legislação tributária e aduaneira em relação a fato determinado, bem como sobre classificação fiscal de mercadorias (Decreto no 70.235, de 1972, art. 46; Lei no 9.430, de 1996, art. 50).
(...)
Portanto, não é possível a consulta sobre situação hipotérica formulada pelo contribuinte.
A) CORRETA.
STF Súmula Vinculante nº 21 É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.
B) ERRADA.
O Art. 46 do Decreto 70.235 apenas permite o processo de consulta com relação a dispositivos da legislação tributária aplicáveis a fatos determinados, e não a hipotéticas exigências futuras,
C) ERRADA.
De acordo com o Art.. 156, VI, a conversão do depósito em renda extingue o crédito tributário.
D) ERRADA.
A denúncia espontânea deve ser acompanhada do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, oum do depósito da importância arbitrada pela autoridade competente, quando o montade do tributo dependa de apuração. (CTN. Art. 138).
E) ERRADA.
De acordo com o CTN, Art. 206, há duas hipotéses para ser concedida certidão negativa com efeito positivo: existência de créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa.Nesta última, necessita o deferimento da medida liminar, e não simples propositura da ação, além de outras hipóteses que suspendem a exigibilidade, previstas no CTN.
A exigência do arrolamento de bens no processo administrativo fiscal federal foi afastadapelo STF.
Abraços
GABARITO LETRA A
SÚMULA VINCULANTE Nº 21
É INCONSTITUCIONAL A EXIGÊNCIA DE DEPÓSITO OU ARROLAMENTO PRÉVIOS DE DINHEIRO OU BENS PARA ADMISSIBILIDADE DE RECURSO ADMINISTRATIVO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo