Quanto à entrada e permanência de criança e adolescente em c...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na análise da entrada e permanência de crianças e adolescentes em determinados locais, é essencial compreender o que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece:
A) Não é exata a afirmação de que é necessária autorização judicial para a entrada de menores em boates e similares quando estiverem acompanhados dos pais ou responsável. O ECA estipula que essa autorização é requerida quando estiverem desacompanhados.
B) Esta é a opção correta. O ECA determina que é função da autoridade judiciária regulamentar essas situações por meio de portarias ou autorizações específicas, devendo cada decisão ser justificada individualmente, sem a possibilidade de imposições gerais.
C) Esta afirmação é incorreta porque a competência de legislar sobre a proteção à infância e juventude não é dos conselhos municipais, mas sim uma competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
D) Esta alternativa não está correta.
E) Também é incorreta a afirmação de que é proibido a crianças ou adolescentes acessarem estabelecimentos com diversões eletrônicas no período noturno de forma irrestrita. O acesso é permitido quando acompanhados dos pais ou responsáveis, com a devida autorização judicial.
Portanto, a resposta correta, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, é a alternativa B, que destaca a necessidade de fundamentação individualizada pelas autoridades judiciárias e proíbe determinações de caráter geral.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Incorreto, pois o artigo 49, inciso I fala que a necessidade de autorização judicial ocorrerá quando a criança ou adolescente estiver DESACOMPANHADO dos pais ou responsável:
Art. 149. Compete à autoridade judiciária disciplinar, através de portaria, ou autorizar, mediante alvará:
I - a entrada e permanência de criança ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsável (...)
B) Correto, com base no artigo 149, §2º do ECA:
§ 2º As medidas adotadas na conformidade deste artigo deverão ser fundamentadas, caso a caso, vedadas as determinações de caráter geral.
C) Incorreto, pois não é da competência dos Municípios legislar sobre infância e juventude, na forma do art. 24 da Constituição:
Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
...
XV - proteção à infância e à juventude;
D) Incorreto.
E) Incorreto, visto que a letra do artigo 149, inciso "d" permite a entrada de criança e adolescente nesse tipo de estabelecimento se o acompanhamento dos pais, desde que com autorização judicial, logo, não é vedado o acesso de forma irrestrita.
Há forte discussão a respeito das determinações gerais de recolhimento domiciliar noturno
Abraços
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo